Blog Como transferir o local de uma empresa 19 maio 2022

Como transferir o local de uma empresa

Afinal, como transferir o local de uma empresa? A escolha do local da empresa é sem sombra de dúvidas uma das etapas mais importantes para traçar um plano estratégico que inclui onde os seus clientes estão localizados e o público-alvo. É importante estudar e planejar onde a empresa vai estar localizada antes da abertura, pois é o local que ajuda a definir como a empresa vai ser vista e a quem ela está direcionada.

Entretanto, se por alguma razão, o empresário observa que a sede da empresa pode ser transferida, pode ser que a mudança de local seja vantajosa.

A seguir, vamos entender um pouco sobre a importância do local da empresa e como trocar o local da sua sede sempre que possível. Acompanhe a seguir:

A escolha estratégica da sua empresa

Durante a etapa de planejamento todas as definições da empresa são feitas. Entre essas definições temos a escolha do local da empresa. Empresas de qualquer porte precisam declarar o local da empresa antes de concluir a abertura.

A definição de onde sua empresa vai ser localizada é estratégica. Ela acompanha o estudo do seu público-alvo e o alcance/contato dele com a empresa. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de difícil alcance, isso pode prejudicar suas vendas consideravelmente. Ou, se você presta algum tipo de serviço e sua empresa tem pouco acesso devido a localização, isso pode afetar seu faturamento de forma direta.

Se após observar como o local da empresa impacta nas vendas ou encontrar uma nova oportunidade em outra localidade — inclusive uma nova cidade —, o empresário pode considerar a troca.

Como escolher um bom local

O local ideal para a sede da sua empresa depende de uma série de variações. Isso porque como falamos acima, a definição de local parte da ideia de como os clientes vão acessar a empresa e como ela vai ser vista pelo público de acordo com a localidade.

Entretanto, um bom local depende principalmente do estudo do seu público. Saber qual o alvo do negócio possibilita um estudo maior de onde esse negócio seria desenvolvido, o quão promissor é o local, os concorrentes e a demanda.

Além disso, para escolher o local da empresa é preciso observar se ele atende as necessidades do empresário na mesma medida que ele é acessível para a empresa.

Como transferir o local de uma empresa

A ampliação do local, o aumento da equipe ou uma busca por maior visibilidade são alguns dos motivos que idealizam transferir o local de uma empresa. Entretanto, o receio de uma troca burocrática pode impedir considerar um novo local. Não podemos afirmar que o procedimento é livre de burocracias, mas não é um bicho de sete cabeças também.

A primeira e mais importante etapa é definir o novo local. Após essa definição, consulte a Junta Comercial da sua cidade e altere o Contrato Social da empresa na cláusula que define o endereço. Para uma mudança para outro Estado, o processo pode ser um pouco mais burocrático, portanto converse com um especialista.

Converse com seu contador

A troca do local da empresa é uma mudança importante para definir o futuro do negócio. Os diversos motivos que podem acompanhar essa mudança podem ser considerados investimentos para uma nova fase, portanto, é importante que seu contador faça parte desse processo.

Mudanças estruturais incluem mudanças financeiras e por isso, um especialista precisa acompanhar todo trâmite para evitar prejuízos. A contabilidade ideal para troca de local da empresa é a que acumula experiência e conhecimento nesses processos burocráticos e ainda promove um planejamento para impulsionar sua empresa no novo endereço.

A Gomide Contabilidade é a empresa certa para esses serviços. Conheça nossa empresa e nossos serviços. Entenda como nossa metodologia pode mudar a forma como sua empresa se desenvolve a partir de hoje. Entre em contato com nossa equipe e garanta o suporte na troca do local da sua empresa!

Destaque em Blog