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Gestão por indicadores para atacadistas

24 outubro 2017

Medir performance e resultados é essencial para o sucesso do seu negócio. E no mercado atacadista distribuidor não é diferente. Por isso, cada vez mais fala-se a respeito da gestão por indicadores, visando reduzir gastos e otimizar o desempenho dos negócios.

Mas, o que é uma gestão por indicadores?

A gestão por indicadores baseia-se em métricas quantitativas, que demonstram como está a performance de uma empresa, em relação aos seus objetivos e planejamento estratégico. Levantar esses indicadores possibilita que todos os envolvidos no processo estejam alinhados com as estratégias e objetivos, e por isso é algo fundamental para a empresa.

Assim, através da gestão por indicadores de performance, torna-se viável acompanhar o dia a dia da empresa, monitorar o alcance das metas e identificar possíveis problemas a serem corrigidos, tendo assim um maior controle da operação da empresa.

Confira a seguir 3 razões para você adotar a gestão por indicadores de performance na sua empresa atacadista:

1) Criar um “raio x” para obter informações precisas da empresa

Sabemos o quanto a rotina dos gestores é agitada em um atacado. Por isso, torna-se ainda mais importante a gestão por indicadores para que estes gestores tenham fácil acesso a números sobre a empresa, para auxiliá-los na tomada de decisões e em todo o processo evolutivo do negócio. Com informações precisas e dados relevantes, o gestor poderá visualizar os cenários e antecipar os desafios que pode encontrar pelo caminho.

Com o crescimento do atacado, mais precisas devem ser as informações sobre ele, a fim de evitar gastos desnecessários e erros que possam comprometer esse crescimento. Para isso, é preciso integrar informações de forma prática e segura. Nesse caso, uma boa solução é adotar uma ferramenta de Business Intelligence, para a organização dos dados e sua análise. Com informações precisas, organizadas e analisadas pelos gestores é possível obter mais rentabilidade, desde as negociações com fornecedores até as ações estratégicas da empresa.

2) Identificar e tratar a causa de problemas

Todo gestor encontra problemas em seu caminho. Porém, é a forma que você lida com ele, que dirá se terá prejuízo ou se terá sucesso na sua resolução. Por isso, as informações valem ouro para você agir rápido na correção de falhas, ainda mais se for possível antecipar a identificação dos problemas, para tratar a causa antes que se torne prejudicial ao seu negócio e para evitar que volte a acontecer.

Através da gestão por indicadores, com uma ferramenta de Business Intelligence, será possível cruzar informações para buscar falhas e sua origem, onde através da análise do gestor, será encontrada uma solução definitiva para sanar este problema. Nesse caso, você saberá, por exemplo, as situações de avarias nos produtos, que causam devoluções ou trocas, analisando informações sobre a armazenagem e as rotas de entregas, comparando também se o volume de compras está adequado à demanda, ou se pode gerar falta de estoque ou excesso.

3) Ter transparência nos resultados

Alinhar os processos e expectativas de trabalho com toda a equipe é fundamental. Por isso, ao adotar indicadores de performance, todos os colaboradores saberão quais resultados cobrados, evitando falha na comunicação e atritos com os gestores. Ao longo dos processos, pode ser exibido em painéis o acompanhamento dos indicadores, para que todos possam ter conhecimento do alcance das metas.

Esses são alguns exemplos de como a gestão por indicadores pode auxiliar no crescimento do atacado, de forma assertiva. Transparência e informações exatas são essenciais para o sucesso de qualquer negócio. Então avalie esse modelo de gestão para adotar na sua empresa. E para tirar dúvidas e realizar a gestão contábil do seu atacado, conte com a equipe especializada da Gomide Contabilidade. Entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em atendê-lo.

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