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3 dicas simples de gestão de equipes

29 novembro 2023

Conheça os fundamentos de gestão de equipes em três passos.

 

Entre os maiores desafios de grandes e pequenas empresas, com certeza a gestão de equipes está entre eles. Os colaboradores de um negócio são o coração de uma estrutura organizacional. São eles que alimentam a cadeia produtiva e movimentam os sistemas da empresa de forma que a entrega final seja sempre satisfatória e cumpra com os propósitos individuais da equipe e também da empresa.

 

Contudo, a gestão de equipes, principalmente em empresas maiores, pode ser um desafio pois uma grande equipe significa um time plural e diverso. E com grandes times temos grandes responsabilidades. É natural que, nesses casos, o caminho a se trilhar seja complexo e necessite de bastante atenção do gestor para lidar com a pluralidade da equipe. Por isso, entender o que significa a gestão de pessoas e como aprimorá-la é uma prioridade nos negócios.

 

A seguir, vamos indicar 3 dicas de gestão de equipes para grandes empresas.

 

1 – Conheça sua estrutura

 

Em uma cultura empresarial, os processos de grandes empresas geralmente estão bem estruturados. Temos o setor financeiro, o setor de vendas, o setor de comunicação, o fiscal e contábil. Contudo, nem sempre a gestão se atenta para como esses processos funcionam e quem são os profissionais responsáveis por cada etapa. É claro que não estamos dizendo para conhecer interpessoalmente cada colaborador, mas entender o fluxo de produção da empresa, saber quantos profissionais trabalham de forma ativa com os sistemas, quais são as habilidades necessárias para exercer aquela função e quais são os talentos que podem ser desenvolvidos.

 

2 – Tenha uma equipe de RH

 

A equipe de Recursos Humanos é fundamental para auxiliar nos assuntos estruturais e burocráticos que envolvem gerir um time grande. Além de ser o suporte de recrutamento, treinamento, alinhamento e até mesmo demissão, os profissionais de RH são responsáveis, entre muitas coisas, por garantir que o desenvolvimento profissional de cada colaborador seja desenvolvido de forma eficaz. Contratar uma equipe de RH pode trazer mais conforto para a equipe e para a gestão que busca bem-estar, e simultaneamente a qualidade dos processos organizacionais.

 

3 – Conheça seus talentos

 

Cada profissional dentro de uma empresa está apto para aprender e se desenvolver. No processo de recrutamento, a liderança junto ao RH já consegue observar as oportunidades de talentos da empresa a fim de entender quando e com quais ferramentas pode-se aprimorar o crescimento na empresa. É por isso que muitos negócios possuem sistema de carreiras e lideranças, para que além de promover os profissionais, eles sejam desafiados a cumprir um propósito de crescimento. Além disso, é importante lembrar a gestão: a entrega do colaborador é mútua e ele deve se desenvolver e crescer na mesma proporção que agrega seus serviços à empresa.

 

Veja: Motivação no trabalho: 89% das empresas reconhecem que bons resultados estão ligados à felicidade dos colaboradores, diz pesquisa

 

Os parceiros do negócio

 

Por fim, o time da empresa são os maiores colaboradores dos resultados. Eles são os parceiros que se unem em um propósito comum para ajudar a empresa a crescer. Por isso, além de estruturar sua equipe, a gestão precisa se atentar em utilizá-la constantemente e se atentar em ter uma boa estratégia de gestão de pessoas.

 

Além desses parceiros óbvios, a garantia do bem-estar da empresa também é conhecer os parceiros que vêm de fora. Terceirizar o serviço da sua contabilidade pode ajudar a trazer mais conforto para sua equipe e economia para a empresa.

 

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