Blog Como ter uma melhor gestão financeira com ajuda da contabilidade 17 junho 2022

Entre todas as dificuldades que os empresários encontram hoje em dia, a gestão financeira pode ser a maior delas. Para isso, ao longo dos anos, foram desenvolvidas alternativas específicas que tem como o objetivo de organizar essa parte tão importante de um negócio.

Chamamos a organização dos processos financeiros e tributários de uma empresa de gestão financeira. Essa organização faz parte de um controle de atividades desenvolvido completamente para cuidar da parte mais importante de um negócio: o seu financeiro.

Mas como identificar se sua empresa está fazendo uma boa gestão?

Para responder essa pergunta, desenvolvemos um texto bem explicativo sobre como melhorar sua gestão financeira com ajuda do seu maior parceiro na jornada empreendedora: a contabilidade.

Primeiramente, vamos entender

O que significa uma boa gestão financeira?

Nem sempre, lucros ou maior quantidade de clientes significa o sucesso financeiro da empresa. Significa muito menos que ela tem uma boa gestão financeira. A melhor gestão financeira parte da organização dessa área e a busca por novos modelos que podem trazer um benefício interessante para empresa.

Além disso, existem diversos fatores que podem influenciar na má gestão financeira do seu negócio. A falta de precificação eficiente, a falta do monitoramento de fluxo de caixa, desorganização e principalmente, a falta de uma contabilidade eficiente.

Como promover essa melhora?

Monitore sempre o fluxo de caixa

Essa ferramenta além de trazer um controle maior dos dados financeiros da empresa, propõe um cuidado maior nas entradas e saídas da empresa. Além disso, muitas vezes essa é a primeira etapa para buscar um diagnóstico da empresa. Isso porque todos os dados financeiros da empresa passam por essa ferramenta. Mesmo que a empresa esteja desorganizada, essa é a primeira etapa de entender o momento atual que o negócio está.

Evite inadimplências

Sabemos que durante todo o ano, periodicamente, muitas obrigações tributárias devem ser entregues ao governo. Sabemos também, que perder o prazo no pagamento dos tributos pode custar muito caro ao empresário. A melhor solução é manter sua agenda tributária em dia, em constante observação e contar com uma contabilidade responsável que cuide dessa entrega de maneira eficiente. Sem essa ajuda, o empreendedor pode se perder e causar desorganização na área tributária, que além de custar caro no financeiro, pode resultar em uma bola de neve de preocupações desnecessárias, portanto, fique atento aos prazos!

Atualize seus processos, mude para o digital

A constante mudança no mercado exige que adaptações sejam feitas. Agilizar os processos com o uso de softwares, ferramentas de automação ou processos digitais que podem promover mais produtividade nas empresas, vai ser sempre um bom investimento.

Bons negócios investem em tecnologia para promover uma gestão eficiente, inclusive das suas finanças.

Como a contabilidade entra na gestão financeira?

Todos os processos financeiros de uma empresa passam pela contabilidade. Por isso, nesse caso, uma contabilidade eficiente pode ser a chave para conseguir se organizar melhor e desenvolver sua empresa. Além disso, todos os tópicos que abordamos neste artigo são serviços oferecidos pela contabilidade. É a partir dela, que as empresas :

• Analisam os dados da empresa;

• Fazem a gestão tributária do negócio;

• E planejam estratégias para melhorar ainda mais essa gestão.

E o melhor, é que tudo isso pode ser feito com ajuda da tecnologia de uma contabilidade digital.

Se estiver interessado em mudar a forma como faz sua gestão financeira, a Gomide Contabilidade pode ser o parceiro ideal. Nossa experiência e adaptação no mercado podem ser o diferencial na busca pelo desenvolvimento da sua empresa. Para saber mais, acesse nosso site e converse com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Destaque em Blog