Blog Serviço contábil e os benefícios para sua empresa 17 março 2022

Os benefícios do serviço contábil para sua empresa: A contabilidade como aliada além das obrigações

Sabemos que toda empresa, exceto MEI, necessita por lei contratar um serviço contábil. Mas você já se perguntou o porquê do serviço contábil para empresas ser obrigatório por lei? É obrigatório pois é nítida a necessidade do serviço para se manter organizado em tudo que envolve uma empresa financeiramente. É praticamente impossível cuidar de tudo sem auxílio de um contador.

Mesmo assim, se a obrigatoriedade do contador parece desnecessária ou um desperdício de dinheiro para você, esse artigo vai ajudar a entender a complexidade da organização financeira de uma empresa e como o trabalho do contador é vantajoso para ela.

O que um contador faz por uma empresa?

Se você já possui uma empresa, provavelmente já tem o serviço contábil como aliado. Mas estar legalizado não é a única vantagem de ter um contador à disposição. Os serviços podem incluir várias atividades que, quando combinadas com o conhecimento do profissional, impulsionam muito os resultados da empresa. Entre essas atividades estão:

  • A abertura de empresa

Toda elaboração burocrática sobre a abertura de uma empresa pode ser resolvida com o auxílio de um contador. Isso porque, além de auxiliar a empresa a seguir um caminho econômico e benéfico, o contador também é essencial para orientar o empreendedor sobre as exigências, tributação e legislação a respeito dessa futura empresa. Durante a abertura do CNPJ, várias definições precisam ser estabelecidas. Cabe ao contador orientar o empreendedor a qual caminho seguir para melhor atribuir os detalhes desse novo negócio.

  • O Planejamento tributário

Esse planejamento inclui uma das etapas mais importantes da abertura de uma empresa: a escolha do regime tributário. Através da consultoria de um serviço contábil, além de definir o regime de acordo com o porte da empresa, pode-se diminuir consideravelmente a quantidade de impostos pagos ao governo de forma legal.

  • A elaboração de declarações e demonstrativos

Existem uma série de relatórios a serem desenvolvidos e entregues ao governo todo ano a respeito das movimentações financeiras de uma empresa. Seja como for, o contador é responsável por elaborar esses relatórios que podem ser definidos como demonstrativos. Esses, por sua vez, podem ser trimestrais ou anuais e analisam os parâmetros de propriedade de um cidadão comum ou uma empresa. Por exemplo, o IRPF é um relatório anual de rendimentos da pessoa física, e o IRPJ para pessoas jurídicas. Ambos possuem a mesma finalidade mas podem ser complexos de se elaborar sem auxílio. Por isso, o serviço do contador deve incluir a produção dos demonstrativos e relatórios obrigatórios. O melhor é que quando se trata de uma empresa, se o contador já estiver familiarizado com os rendimentos e despesas fica melhor trabalhar na elaboração dos demonstrativos. Esses demonstrativos podem ser usados como fonte de estudos para os próximos passos da empresa, claro com a ajuda do profissional.

  • A emissão de notas fiscais e comprovantes

De todas as etapas que utilizam os serviços contábeis, essa exige uma atenção enorme. Emitir as notas fiscais dos produtos e serviços além de complexo, é essencial. Também existe a produção e organização das folhas de pagamentos dos funcionários. Esses por sua vez acompanham o relatório de rendimentos, também importante para o IRPF e IRPJ.

  • A organização de tributos

Você sabe quanto de imposto deve para o governo? Ou de que forma essa tributação é calculada? O contador sabe. O papel dele é garantir que você não perca os prazos para o pagamento dessa tributação e gere multas desnecessárias para a empresa.

Além dessas principais atividades, o serviço contábil pode incluir:

  • Precificação eficiente de serviços ou produtos
  • Controle de fluxo de caixa e capital de giro
  • Acompanhamento dos rendimentos da empresa e análise para a troca de regime tributário
  • Garantia de legalidade a respeito das questões tributárias/financeiras dos funcionários

Para que serve o serviço contábil?

A contabilidade se mostrou um serviço indispensável não só para as empresas, mas para todos os brasileiros em geral. A gestão financeira se feita com cuidado e responsabilidade pode mudar completamente a forma de se relacionar com o dinheiro. A contabilidade é uma ciência, uma categoria de estudos e análises feitas com o intuito de facilitar todo contato financeiro do ser humano nos principais pilares da sociedade e para as empresas, esse conhecimento é chave para o crescimento.

Entretanto, se os serviços de sua contabilidade atual não estiverem suprindo as necessidades da sua empresa, pode ser que seja hora de trocar de contabilidade.

Conclusão

É importante ter uma contabilidade que seja parceira do seu negócio. Que acompanhe todas as etapas da empresa, desde sua abertura até a mudança de porte devido a bons resultados.

Por isso, terceirizar o serviço contábil de uma empresa é vantajoso principalmente para diminuir a carga tributária sobre a equipe. Um escritório de contabilidade além de atender a empresa de acordo com suas demandas, pode ter um atendimento personalizado levando em consideração tudo a respeito daquele negócio.

Para isso, escolha um escritório com experiência no mercado de atuação e com especialização no atendimento a empresas. A Gomide Contabilidade possui essa experiência necessária para impulsionar seus negócios além de uma equipe mais do que preparada para cuidar de tudo que o seu negócio precisa para crescer. Não perca tempo e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Destaque em Blog