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Primeiras Medidas do BNDES a crise do COVID-19

30 março 2020

Durante esse novo momento e todo o cenário de mudanças decorrente do COVID-19 e desafios econômicos o BNDES anunciou um pacote de medidas que somam R$ 55 bilhões. O objetivo das medidas do BNDES é ajudar na geração de caixa das empresas e igualmente manter mais de dois milhões de empregos. O valor é 91% do volume de recursos desembolsados no ano passado pelo banco de fomento, de R$ 60 bilhões. Ao longo das últimas semanas, o Ministério da Economia já havia anunciado medidas que significaram a injeção de R$ 179,6 bilhões. Ao mesmo tempo bancos públicos e privados também estão adiando o pagamento de dívidas e promovendo o corte de juros em algumas linhas após a decisão do Banco Central de reduzir a taxa Selic.

A Gomide Contabilidade preparou um resumo dos impactos contábeis / econômicos:

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou no dia 24 de março, um pacote de medidas totalizando 55 bilhões de reais para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus, com foco, antes de tudo, a preservação de empregos.

Serão quatro as medidas do BNDES com duração de seis meses e que irão prover recursos para micro, pequenas e médias empresas, que são grandes geradoras de postos de trabalho no Brasil:

  • Transferência de 20 bilhões do Fundo PIS-PASEP para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • 19 bilhões para suspensão temporária de amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES, nas modalidades direta e indireta às empresas afetadas pela crise;
  • 11 bilhões para suspensão temporária de pagamentos de parcelas de financiamentos indiretos;
  • 5 bilhões com a ampliação do crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) por meio dos bancos parceiros.

Para quem ainda vai abrir empresa

O processo de abertura de empresas está sendo diretamente impactado:

1 – Autenticação de documentos em cartório

Cartórios suspenderam atendimentos presenciais, oferecendo apenas alguns outros tipos de solicitação online.

2 – Protocolar documentos na junta comercial

O funcionamento da junta comercial está sendo encerrado nos estados.

Dessa forma a abertura de empresa pode ser feita de forma eletrônica, mediante o uso do certificado digital, cuja emissão, por lei, exige um atendimento presencial. Entretanto as empresas que realizam a emissão de certificados digitais já anunciaram o fechamento da maioria das suas lojas.

Dicas para o empresário em tempos de pandemia:

Pense bem antes de dispensar funcionários

Além do alto custo da rescisão, você vai gastar depois pra treinar outra pessoa.

Use o trabalho remoto a seu favor

Atualmente a tecnologia fornece diversas ferramentas para comunicação e controle de produtividade.

Tome cuidado com demanda ilusória

Produtos em falta no mercado não são necessariamente uma oportunidade para investir.

Hora de controlar o orçamento

Evite comprar mais do que o necessário para um período de crise e incertezas

Fique atento às linhas de crédito

O governo já começou a tomar medidas, dessa forma acompanhe tudo e saiba escolher as melhores oportunidades

Tome precauções, sem pânico

Já existem relatos de diversos empresários tomando medidas drásticas, entretanto tome cuidado e pense bem!

 

Durante os próximos dias estaremos publicando conteúdos com o intuito de ajudar e retirar dúvidas dos nossos clientes e empreendedores.

Seguimos a rotina normal com a entrega das declarações para as empresas dos nossos clientes que se encaixam nas obrigatoriedades.

Qualquer dúvida entre em contato conosco através do nosso site.

 

Fonte : BNDES

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