Blog Lucro presumido ou Lucro Real? 22 julho 2022

Qual opção é melhor para maiores faturamentos

Atualmente, existem três opções de regimes tributários para empresas. São eles o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real. O Lucro Presumido e o Lucro Real são direcionados a empresas com faturamento maior que R$ 4,8 milhões e é sobre eles que vamos falar hoje.

Uma empresa deve escolher com sabedoria seu regime tributário, essa escolha vai muito além do teto de faturamento. O direcionamento destes regimes é específico e classifica um negócio de acordo com suas adequações tributárias, não seu rendimento.

Se a sua empresa fatura um valor igual ou maior que 4,8 milhões, ela deve optar por Lucro Presumido ou Lucro Real.

Para o Lucro Real, algumas empresas são obrigadas a se adequar a esse regime. Nesses casos, mesmo se o teto de faturamento for menor do que a maioria, a empresa precisa optar por esse regime.

Lucro Presumido ou Lucro Real, qual tem mais vantagens?

Não é possível determinar qual dos regimes é mais adequado a sua empresa. Esse dilema pode ser resolvido através de um planejamento tributário e uma contabilidade eficiente. Só o contador pode determinar qual caminho é melhor quando se trata do seu sistema de tributação.

É a contabilidade que tem o conhecimento necessário para buscar estratégias legais sobre como diminuir o valor dos seus impostos. É a partir do planejamento tributário que podemos compreender qual dos regimes mais agrega à empresa.

Muitas empresas acreditam que o faturamento está diretamente ligado a qual regime se deve escolher, mas isso não é verdade. Para determinar a melhor escolha de um regime a empresa precisa observar entre outras coisas:

  • Faturamento;
  • Tipo societário;
  • Porte da empresa;
  • As alíquotas das tributações dos regimes;
  • Tipo de serviço prestado;

E o mais importante:

  • O lucro

Diferenças entre os regimes

O Lucro Presumido, como o próprio nome já sugere, determina os valores das tributações presumindo detalhes sobre o lucro da empresa de acordo com seu segmento e mantém alíquotas fixas a maior parte do tempo.

De forma contrária, o Lucro Real faz essa determinação com os valores precisos do lucro e por isso não possui alíquotas fixas, mas que variam periodicamente. Essa variação pode ser um dos motivos pelo qual esse regime é considerado o mais complexo dos três.

Esta complexidade contribui para que as empresas nem considerem esse regime. Entretanto, o Lucro Real é direcionado para empresas que buscam uma apuração mais precisa, visto que com a opção do Lucro Presumido a empresa pode ter um lucro abaixo do previsto e mesmo assim pagar pela alíquota pré definida.

Algumas empresas, mesmo com baixo faturamento, devem obrigatoriamente se enquadrar no Lucro Real.

Em comum, os dois regimes afetam os seguintes tributos:

  • IRPJ: Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
  • PIS: Programa de Integração Social;
  • CSLL: Contribuição Social Sobre Lucro Líquido;
  • COFINS: Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social.

Para saber mais sobre regimes tributários, acesse aqui.

Qual dos regimes é o melhor para empresas?

No que se diz sobre o melhor dos regimes para sua empresa você precisa da avaliação do contador e de um planejamento tributário. Somente através desse estudo podemos analisar, entre todas as vantagens e desvantagens, qual será mais benéfica para sua empresa. Nesse caso, não existe certo e errado, apenas a comparação personalizada de um bom profissional.

Dependendo da análise, a economia sobre os impostos a pagar podem fazer muita diferença no seu negócio.

Para o Lucro Presumido, o contador deve observar junto ao empresário as datas de pagamentos de imposto a fim de evitar multas. Para o Lucro Real, o contador precisa ser extremamente organizado a respeito dos detalhes financeiros da empresa. Para qualquer uma dessas opções, escolha uma contabilidade experiente. A Gomide Contabilidade é a experiência de mercado necessária para tratar desse sistema de tributação. Se quiser saber mais sobre nossas especialidades, converse com nossos especialistas.

Destaque em Blog