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Gestão do tempo para profissionais da saúde

04 maio 2018

Provavelmente você já deve ter pensado como seria bom ter mais horas no dia para conseguir realizar todas as atividades no trabalho. Afinal, são tantas consultas, reuniões e tarefas administrativas a serem executadas, que o seu tempo é consumido rapidamente. Mas, o segredo para realizar suas tarefas sem atrasos, é a Gestão do Tempo. Profissionais da área da saúde podem descomplicar sua rotina, melhorar a sua produtividade e manter sua agenda em dia com estas dicas essenciais para gerir o tempo.

Mas, o que é Gestão do tempo?

A gestão do tempo é o processo de organizar e planejar seu tempo para realizar suas atividades. Assim, você pode concluir mais tarefas em menos tempo, sem prejudicar a qualidade do seu trabalho e ainda evita o estresse gerado pelo acúmulo de demandas atrasadas.

Mais do que melhorar sua produtividade no trabalho, a gestão de tempo ainda influencia na qualidade da sua vida pessoal, pois permite que você gerencie melhor o seu tempo, garantindo as horas livres de lazer e de compromissos pessoais. Afinal, muitas pessoas acabam levando pra casa algumas atividades que deveriam ser feitas no trabalho, já que encontram dificuldades para gerenciar suas demandas diárias. E aprendendo a gerenciar seu tempo da forma correta, esse problema não existirá mais.

Por onde começar?

Saber administrar seu tempo é um dos maiores desafios dos profissionais da área da saúde. Com uma rotina diferenciada, nenhum dia é igual ao outro nesse segmento. Então, é preciso ter muita organização para fazer a sua gestão do tempo de forma eficiente.

Em primeiro lugar, é preciso perceber como você realiza suas tarefas atualmente. Perceba como passar o dia todo cheio de tarefas de diferentes prioridades, fará com que você tenha pouco rendimento em seu trabalho. É preciso organizar as atividades para concluir mais itens em menos tempo. Para isso é preciso:

– Listar e organizar as tarefas por ordem de prioridade;

– Ter foco nos seus objetivos;

– Criar metas viáveis e mensuráveis;

– Evitar a procrastinação;

– Criar e seguir seu planejamento.

 

Organize sua agenda

A agenda é uma das melhores amigas do profissional de saúde. Afinal, é onde você organiza seus horários e programa os seus dias, listando cada atendimento ou atividade a ser cumprida. Todas as alterações de e datas devem ser registradas, assim como o tempo médio de cada item, evitando assim problemas que impactem na rotatividade da clínica.

Identifique as prioridades

A base da gestão de tempo é identificar as tarefas que são mais importantes. Analise os resultados da finalização de cada atividade para entender quais são mais importantes. E então coloque-as em primeiro lugar na sua agenda.

Não inicie novas atividades antes terminar a atual

Começar algo e não terminar pode ser um dos piores hábitos dos profissionais. Pois, deixar as coisas para depois, fará com que o seu trabalho se acumule, gerando mais estresse e dificultando a finalização das suas tarefas. Então, termine tudo que você começou a fazer, independente de ser uma atividade simples ou complexa. Exercite sua força de vontade. Tenha foco.

Planeje pausas

Emendar um atendimento no outro, pode não ser uma boa ideia. Planejar os intervalos é essencial para a saúde mental dos colaboradores e também para a qualidade do trabalho e atendimento. Pausas para descanso contribuem para a disposição da equipe e consequentemente para o melhor aproveitamento do tempo. Além disso, o intervalo entre as consultas permite lidar com adversidades, como o atraso de colaboradores ou pacientes, sem que isso gere um grande transtorno.

Gostou das dicas? Para ter ainda mais tempo para cuidar da sua clínica, conte com a assessoria trabalhista, fiscal e contábil da Gomide. Entre em contato com a gente e saiba mais.

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