Blog Quanto custa para abrir uma empresa em Brasília? 12 maio 2020

Abrir uma empresa em Brasília pode ser uma ótima ideia, já que essa é a terceira maior cidade do país e ela possui um forte mercado consumidor. Além disso, o processo de abertura na cidade é rápido e pouco burocrático, porque ele pode ser feito totalmente pela internet.

Então, se você tem uma ideia interessante, Brasília é um local excelente para colocá-la em prática.  Apesar dessas vantagens, também é muito importante saber quanto custa abrir uma empresa em Brasília antes de iniciar esse processo.

Você tem ideia do valor que é preciso investir para começar o seu negócio nessa cidade? Caso a resposta seja não, confira o nosso post e descubra quanto custa para abrir sua empresa na capital do Brasil!

Custos para abrir uma empresa em Brasília

 Existe um valor fixo para abrir uma empresa em Brasília? Não, pois existem variáveis que devem ser consideradas antes de calcular quanto será preciso investir para abrir um negócio.

O primeiro item que você tem que pensar é o tipo de empresa que deseja abrir, pois o valor pode mudar bastante de acordo com ele. Criar uma empresa no modelo de Empresário Individual, por exemplo, não tem o mesmo custo que uma Sociedade Empresária Limitada.

Mesmo com preços de taxas diferentes, existem determinados custos que todo empresário terá no momento em que iniciar o processo de abertura de um CNPJ. Por isso, é essencial ficar atento a eles e contabilizá-los.

Custos legais

Esses custos fixos que todo empresário tem que pagar para abrir sua empresa são custos legais. Ou seja, que devem ser quitados para que a cidade permita que o negócio seja aberto e ele funcione adequadamente.

Entre eles estão as taxas federal, estadual e da junta comercial que você deve pagar assim que iniciar o seu processo de abertura. Outros custos fixos são o do registro do CNPJ e do alvará de funcionamento da empresa.

É importante lembrar que o valor de todas as taxas pode variar de acordo com o tipo de empresa que você deseja abrir. Dependendo do seu negócio, pode ser que você tenha ainda que pagar taxas para:

  • O corpo de Bombeiros;
  • Vigilância Sanitária;
  • Órgãos relacionados ao meio ambiente;
  • Conselho Regional dos Representantes Comerciais (CORE);
  • Obter um certificado digital.

A taxa do CORE só tem que ser paga se a sua empresa se encaixar em representação comercial e, portanto, precisar do registro do órgão para funcionar. Esses custos que você tem apenas para abrir a sua empresa podem variar de R$ 800,00 a R$ 1.600,00 em Brasília.

Além deles, ainda há o custo operacional do seu negócio, em que você deve contabilizar o valor da contratação de profissionais, de um contador, equipamentos, infraestrutura, entre outros.

Vamos passar por mais algumas informações, continue a leitura e fique bem informado.

 

Regiões para abertura de empresa em Brasília

Chegamos ao final do nosso artigo, hoje falamos sobre como abrir empresa em Brasília.

Trouxemos dicas importantes e falamos sobre os documentos necessários e sobre o passo a passo para abrir uma empresa na capital do país.

Após abrir sua empresa, podemos te ajudar com a sua contabilidade, somos especialistas em contabilidade para micro e pequenas empresas e podemos te ajudar a pagar menos impostos.

É importante destacar que esse procedimento é o mesmo para todas as cidades satélites ou regiões administrativas de Brasília, em cidades como:

Plano piloto;

Gama;

Taguatinga;

Brazlândia;

Sobradinho;

Planaltina;

Paranoá;

Núcleo bandeirante;

Ceilândia;

Guará;

Cruzeiro DF;

Samambaia;

Santa Maria;

São Sebastião;

Recanto das Emas;

Lago Sul;

Riacho fundo;

Lago Norte;

Candangolândia;

Águas Claras;

Sudoeste/octogonal;

Varjão;

SIA;

Vicente Pires.

Documentos para abertura em Brasília

Para abrir uma empresa em Brasília os documentos são os mesmos de outros estados, o que pode mudar é o preenchimento das informações.

Vamos a lista de documentos necessários para abrir uma empresa.

Segue abaixo relação de documentos e informações dos sócios ou titular:

  1. RG, CPF, CNH ou outro compatível;
  2. Endereço residencial;
  3. Estado Civil dos sócios ou titular
  4. Profissão dos sócios ou titular
  5. Telefone dos sócios ou titular
  6. E-mail dos sócios ou titular

Agora vamos a lista de documentos e informações da futura empresa:

  1. Endereço comercial da empresa;
  2. Razão social da empresa;
  3. Nome fantasia da empresa;
  4. Atividades da empresa;
  5. Capital social da empresa;
  6. Participação de cada sócio na empresa;
  7. Telefone de contato da empresa;
  8. E-mail de contato da empresa

Viu como é simples preparar os documentos e informações para abrir uma empresa em Brasília.

Mas continue com a leitura que vamos mostrar um passo a passo para abrir uma empresa.

 

Viabilidade para abrir empresa em Brasília

 

Nesse momento você deve estar se perguntando, o que será essa tal de viabilidade?

São dúvidas que sempre surgem na cabeça do empreendedor, afinal você não experiência com abertura de empresa, isso é trabalho do contador. Mas mesmo assim vamos te explicar de um jeito simples para você entenda como a viabilidade é importante no processo de abertura da empresa.

Vamos explicar essa tal de viabilidade: Viabilidade é a etapa de análise e consultas cadastrais para analisar se é possível usar o nome empresarial escolhido, porque pode ser que já exista uma empresa com o mesmo nome.

Na viabilidade também será analisado se é possível abrir sua empresa no endereço escolhido. Será analisado também se as atividades da sua empresa são permitidas naquele endereço.

Na viabilidade também é analisado se os sócios ou titular da empresa pode abrir aquela empresa, afinal ele pode ter algum impedimento legal que possa influenciar.

Então é pra isso que serve a viabilidade, será feita na administração regional de Brasília onde você quer abrir a empresa, onde será feita a viabilidade de localização e na junta comercial.

Vamos continuar com a leitura que ainda tem muito mais.

Procedimentos para abrir empresa em Brasília

Agora chegou o momento tão esperado, você estava curioso para saber como abrir sua empresa? Continue lendo que você vai descobrir.

Vamos trazer aqui um passo a passo para abrir uma empresa em Brasília, mas vale a pena lembrar que na prática exige conhecimento para fazer todo o processo sem cometer erros, vamos ao passo a passo:

Solicitar viabilidade na Junta comercial;

Aguardar a aprovação da viabilidade;

Solicitar DBE na Receita federal;

Aguardar aprovação do DBE;

Integralizar o DBE na Viabilidade;

Pagar as taxas de abertura da empresa;

Iniciar processo digital;

Assinar documentos com certificado digital do CPF;

Protocolar documentos;

Tudo pronto, seu CNPJ, contrato social e inscrição Estadual estarão disponíveis de forma digital, online sem precisar ir até a junta comercial.

Como você pode perceber, são várias taxas e procedimentos que devem ser contabilizadas e o valor de cada uma delas depende muito do modelo de negócio que você está planejando. Por isso, para saber exatamente quanto custa abrir a empresa que você deseja em Brasília, o mais indicado é consultar um escritório de contabilidade.

Isso é importante, porque os profissionais dele saberão avaliar bem o cenário, calcular o custo total e até formas de fazer com esse valor seja menor. Sendo assim, caso queira saber exatamente quanto custa abrir uma empresa em Brasília, entre em contato conosco. Nós tiramos suas dúvidas e ainda lhe ajudamos a transformar a sua ideia em realidade!

Destaque em Blog