Blog Comercio Atacadista qual o melhor regime tributário? 01 agosto 2017

Quando você vai abrir uma empresa, uma das maiores preocupações é em saber qual o melhor regime tributário escolher. Para o comércio atacadista, não é diferente, pois, a opção escolhida irá interferir diretamente no momento do pagamento dos impostos e reduzirá bastante os custos com estes encargos.

Como empresário ou um futuro empreendedor atacadista, é muito importante que esteja bem claro a diferença entre os tributos e por isso, ter um contador de sua confiança que poderá orientá-lo nestas questões é o melhor caminho.

Vamos conhecer as diferenças entre o Lucro Real e o Lucro Presumido.

Lucro Presumido:

Pode ser uma opção para as empresas que faturam até 78 milhões de reais ao ano, e é uma forma de tributação simplificado. Neste tributo as empresas pagam as contribuições de PIS que ficam em torno de 0,65% e o Cofins que é de 3%, sobre o valor na nota fiscal, podendo ser cumulativa, porém, sem dedução de nenhuma despesa, dessa receita, com exceção de vendas canceladas, abatimentos ou devoluções.

Nesse regime existe uma base cálculo prefixada sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), onde as atividades de cunho comercial é 8% e para as atividades no ramo de prestação de serviços é de 32%.

O único porém de optar por esse regime de tributação, será a possibilidade de pagar mais impostos, caso, as margens de Lucro forem menores do que as exigidas pela legislação.

Lucro Real:

Neste regime tributário, o valor é calculado sobre o lucro liquido no período da apuração, para isso é necessário saber o valor correto do período, para que seja realizada a base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido, ou seja, você precisa registrar todos os custos e despesas e deduzir da receita, para saber o valor do lucro, para isso a contabilidade deve estar em dia, utilizar bons sistemas, para desta forma, evitar erros na prestação de contas.

Se você ainda tem dúvidas, entre contato conosco, estamos à disposição para auxiliá-lo na escolha do melhor regime tributário para a sua empresa atacadista e entre outras questões contábeis para sua empresa.

Destaque em Blog