Blog A importância de precificar produtos e serviços para lucrar no seu negócio! 11 outubro 2021

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é entender a importância de precificar produtos e serviços de forma assertiva. Ou seja, de modo que o preço estipulado possa cobrir os gastos e proporcionar lucratividade para o negócio.

Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração, como por exemplo, o preço da concorrência e os objetivos da empresa. Além disso, é importante conhecer as diversas estratégias de precificação que podem ser utilizadas pela empresa.

Veja com esse artigo algumas dicas de como fazer para precificar produtos e serviços para o seu negócio. Além de entender a importância de precificar produtos e serviços de forma adequada para garantir a saúde financeira da empresa.

O que é e porque é importante precificar produtos e serviços

De uma maneira simples, a ação de precificar produtos e serviços significa definir o preço de venda a ser adotado pela empresa nas atividades desenvolvidas. Nesse sentido, é uma das atividades mais importantes que fazem parte da gestão estratégica do negócio.

Isto porque definir o preço de venda implica em considerar um valor que seja suficiente levando em conta os seguintes pontos:

  • Cobrir os custos das atividades realizadas pela empresa;
  • Ser capaz de gerar valor para os sócios;
  • Levar em conta o preço da concorrência;
  • Definir um valor que seja justo na percepção dos consumidores;
  • Alcançar o seu o público-alvo e atender às suas necessidades;
  • Estabelecer política de descontos a partir de uma margem mínima de segurança;
  • Gerar lucratividade para o negócio.

No processo de precificar produtos e serviços, a empresa deve levar em conta também o ponto de equilíbrio financeiro. Ou seja, o ponto em que as receitas cobrem todos os custos, o que significa dizer que a empresa não ganhou e nem perdeu.

É a partir do ponto de equilíbrio financeiro que o negócio se torna sustentável e a empresa pode começar a lucrar efetivamente. Visto que a lucratividade corresponde aos recursos que sobram após pagar todas as obrigações.

Neste sentido, é fundamental que a precificação seja desenvolvida de forma criteriosa e bem fundamentada nas informações do negócio. Pois, é nesse processo que a empresa define a percentagem de lucro a ser obtida na venda dos produtos ou serviços.

Gomide Contabilidade

Após essa introdução esperamos que tenha mais entendimento sobre a importância de precificar produtos e serviços. Se tiver interessado e quiser mais informações, estamos à sua disposição.

Somos uma empresa especializada na prestação de serviços contábeis. Contudo, não somos apenas uma contabilidade. Temos a missão de fazer a sua empresa crescer a partir da contabilização e multiplicação de resultados com ética.

A Gomide Contabilidade é um dos mais renomados e respeitados escritórios do DF, possuindo em sua carteira empresas de todos os portes, prestando serviços de forma eficiente, contando com colaboradores altamente especializados e motivados.

Atendemos aos seguintes segmentos com especialistas capacitados para essa finalidade:

  • Atacados e Indústrias;
  • Prestadores de Serviços;
  • Profissionais e empresas da saúde;
  • Associações e entidades sem fins lucrativos.

Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre o que temos para oferecer para a sua empresa.

Destaque em Blog