Blog Por que trocar de contador? 08 julho 2022

Ao abrir uma empresa nos deparamos com uma série de detalhes que antes eram desconhecidos. Para administrar os procedimentos de abertura e orientar o empresário ao decorrer desse processo, o auxílio do contador é indispensável.

Existem diversas informações técnicas que dependem do conhecimento de um profissional da área. O papel do contador na empresa vai além da entrega de obrigações, ele deve cumprir a parte consultiva, garantindo que o seu negócio se posicione de maneira legal e em acordo com as questões tributárias, fiscais e contábeis.

Entretanto, quando a empresa não possui informação sobre seus direitos, o serviço contábil passa a ser apenas obrigatoriedade. A falta de conhecimento leva ao contentamento com um serviço incompleto. Já os benefícios de uma boa contabilidade podem mudar positivamente a forma de empreender, por isso a necessidade de um serviço acessível e assistencial.

Hoje falaremos sobre os motivos que levam a troca de uma contabilidade e como essa mudança pode trazer benefícios ao seu negócio. Acompanhe!

Por que trocar de contador?

A troca de contabilidade pode acontecer por diversos motivos: Desde a falta de um serviço completo até a atualização para um novo sistema.

É importante estar alerta aos relatórios e as movimentações contábeis da sua empresa para entender como o contador trabalha. Sabendo o que deveria ser feito podemos identificar o que não está sendo cumprido. Ou, se for o caso, a demanda da sua empresa pode indicar que é hora de buscar um serviço mais completo.

O que a contabilidade deve fazer por sua empresa

Não existe fórmula exata de qual é a contabilidade ideal para seu negócio. Essa resposta depende de um estudo que envolve um processo de análise sobre as características da empresa. Entretanto, uma contabilidade eficiente pode incluir serviços mínimos para auxiliar a empresa a se desenvolver. Entre eles temos:

  • Planejamento tributário;
  • Pagamento em dia dos impostos;
  • Consultoria e direcionamento estratégico;
  • Produção e distribuição de Relatórios Contábeis;
  • Abertura de empresas de forma segura.

É importante entender o que o contador faz pela sua empresa e assim definir a possível troca de serviço. Esses detalhes são importantes inclusive para escolher a nova contabilidade e se manter atualizado a respeito das movimentações contábeis na sua empresa.

Quando saber a hora de trocar de trocar de contador

Observe o desempenho da contabilidade atual. Falhas, erros ou falta de direcionamento podem trazer essa insatisfação. Serviços entregues de maneira falha em uma empresa podem custar caro. Nesses casos, podemos considerar a troca. Mesmo que sua contabilidade seja suficiente, é importante observar se um novo serviço, que inclui novas ferramentas ou sistemas, é melhor para seu negócio.

Como escolher a melhor contabilidade

Como mencionamos mais acima, não podemos afirmar qual a melhor contabilidade para seu negócio. Entretanto, bons serviços de contabilidade incluem o melhor da contabilidade digital, experiência no mercado e o direcionamento mais completo para sua empresa. A Gomide Contabilidade possui essas qualidade e muitas outras para ajudar a impulsionar sua empresa no mercado. Entre em contato com nossos especialistas e saiba como trocar sua contabilidade hoje mesmo!

Destaque em Blog