Blog Plano de negócios: como planejar cada etapa da sua empresa 19 outubro 2017

O Plano de Negócios é uma etapa fundamental no começo de toda empresa. Mas, o que percebemos é que na teoria a maioria dos empresários afirma entender a sua importância, porém é a minoria que coloca em prática o seu plano de negócios.

E vale alertar que uma das principais causas do fracasso das empresas é a falta desse planejamento inicial. Porém, não podemos atribuir o sucesso de uma empresa apenas ao seu plano de negócios. Ele dá apenas uma direção para que o empresário possa enxergar melhor a sua empresa e como deve gerenciá-la.

O plano de negócios não é algo para ser visto apenas no começo da empresa. Ele surge nesse momento, mas a cada nova oportunidade de crescimento, ele também é importante para que o empreendedor possa analisar e entender melhor a empresa para decidir o que deve fazer e como deve aplicar seu investimento.

No plano de negócios você terá um panorama geral sobre a empresa, como o perfil dos seus empreendedores, produtos e serviços, diferenciais, perfil de clientes, missão, investimentos, concorrentes, fornecedores, localização, indicadores financeiros, legislação, questões fiscais e tributárias, entre muitas outras informações.

Nele, também consta um estudo de mercado, afinal é importante conhecer seus concorrentes, fornecedores e clientes. Neste ponto é importante segmentar seus clientes por características em comum, a fim de identificar informações importantes para suas ações promocionais, plano de comunicação, preços, etc. Já sobre a concorrência, é importante entender quais são seus produtos, benefícios, preços, atrativos e capacidade de inovação. E quanto aos fornecedores, é importante pesquisar muito. Não foque apenas nos preços. Busque conhecer a qualidade, prazos e também as condições de pagamento que ele oferece a você.

Dentro do plano de negócios há também o plano operacional, que é onde você define como irá comercializar seus produtos ou serviços. Traz o processo de produção e venda, onde você irá identificar os equipamentos necessários e a quantidade de pessoas que você irá precisar, e neste ponto você irá definir os cargos e qualificações ou perfil de profissionais que deve buscar.

Fazer um plano de negócios não é simples, mas é importante. E para lhe auxiliar e realizar o processo de abertura da sua empresa, conte com os profissionais altamente capacitados da Gomide Contabilidade. Entre em contato!

Destaque em Blog