Blog Planejamento tributário: reduza os impostos da sua empresa dentro da legalidade 09 outubro 2020

A partir da análise dos dados, a equipe da Gomide Contabilidade apresenta às organizações diferentes panoramas e estratégias eficazes para a redução real dos impostos. E o mais importante: dentro das normas legais.

Fiscalização

A cada ano, o Estado investe mais na fiscalização das empresas e a concorrência aumenta consideravelmente. Dessa forma, os gestores não podem mais considerar o recolhimento de impostos apenas como uma obrigação a ser resolvida na data do vencimento. A gestão tributária precisa ser estratégica ou, caso contrário, a solidez e a segurança da sua empresa estarão comprometidas.

É neste cenário que entra o planejamento tributário: um serviço prestado pela Gomide Contabilidade que envolve toda a gestão do pagamento de tributos dos seus clientes e também um estudo detalhado com as maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre as empresas.

Uma das principais premissas do planejamento tributário é a legalidade e não a economia, como muitos pensam. Empresas que têm programas de compliance, por exemplo, devem investir sobremaneira em um plano, pois a linha que separa a elisão da evasão fiscal é tênue. E, certamente, você não vai querer ver sua empresa sendo penalizada pelo Fisco!

Ao agregar o conhecimento da equipe de especialistas da Gomide Contabilidade com os dos times internos das empresas, é possível construir, um plano tributário para 2021 que busque antecipar ações futuras, antevendo os riscos e ajustando-os para alcançar, com excelência, os resultados almejados pela organização. Trocando em miúdos, a revisão pode resultar na redução de impostos, dentro da legalidade, e aumento da lucratividade.

Em um contexto geral, o planejamento será dividido em duas fases, a saber:

a) aspectos normatizadores legais – rotinas, pagamentos nos prazos estabelecidos, escriturações etc;

b) estratégico – enquadramento da empresa no regime tributário adequado ao ramo de atividade, redução de alíquota e o conhecimento aprofundado de normas ou outras particularidades fiscais que sejam benéficas à empresa estão entre as medidas adotadas ao criar o plano.

Ante ao exposto, é possível perceber que um planejamento tributário demanda tempo. Logo, comece a investir desde já plano de 2021 da sua empresa. Entre em contato e solicite uma consultoria especializada com o time da Gomide Contabilidade.

Destaque em Blog