Blog Como pagar menos impostos sobre minha empresa 08 abril 2022

Hoje em dia, é necessário estar bem informado para entender que tipo de dificuldade de cada nicho enfrenta e dessa forma, solucionar esses problemas. O empreendedor precisa estar alinhado com todos os aspectos do mercado para poder aplicar esse conhecimento em seus investimentos.

Uma das maiores preocupações do empreendedor está na conscientização e organização dos tributos. No Brasil, as sanções para o descumprimento de alguma lei tributária são rígidas e podem resultar em grandes prejuízos para o empresário. Entretanto, existem estratégias que ajudam o empreendedor a diminuir essa carga legalmente. Para aproveitar essas políticas é preciso conhecê-las para garantir que esses benefícios estão sendo utilizados corretamente.

Chamamos a alternativa de usar estratégias para diminuir a carga tributária de uma empresa de elisão fiscal. Mas você sabe como utilizar esses benefícios da forma correta? Sabe como planejar a área tributária da sua empresa? O texto a seguir vai te ajudar a entender isso. Continue a leitura!

Como aplicar a elisão fiscal na empresa

Não existem dúvidas de que administrar os tributos é mais do que complexo e pode ser um grande obstáculo na vida do empreendedor. Muitas vezes, são essas complicações que impedem uma empresa de se desenvolver e pode até levar ao seu fechamento. É da necessidade de facilitar essa administração que nascem as estratégias de elisão fiscal. Entre elas nós temos:

Planejamento Tributário

Todas as áreas da empresa precisam ser bem planejadas para evitar gastos desnecessários, isso inclui a área tributária. O Planejamento Tributário é a ferramenta de ajuste sobre todas as principais definições fiscais de uma empresa como por exemplo:

  • Organização do calendário tributário;
  • Manutenção do regime tributário;
  • Monitoramento de ferramentas financeiras como fluxo de caixa e capital de giro;
  • Planejamento sobre os próximos anos da empresa.

E muitos outros!

Organização dos prazos para pagamentos de taxas

Ainda falando sobre organização, é preciso estar atento às datas de pagamentos dos tributos. Atrasar esses pagamentos pode gerar muitos problemas principalmente financeiramente. São altas as taxas de multas e juros de atrasos para aqueles que, por alguma razão, não fizeram o pagamento das obrigações fiscais em dia. Evitar essas multas pode ser uma tarefa realizada por uma contabilidade especializada no segmento da empresa, portanto, não descarte o serviço!

Benefícios fiscais

Um benefício fiscal é uma ferramenta desenvolvida pelo governo com o intuito de promover o uso de determinada atividade. Cada incentivo tem uma vantagem que pode envolver a diminuição de valores nos variados impostos. Dessa forma a empresa participa de atividades que podem trazer um retorno positivo a sociedade e como gratificação, o governo alivia ou elimina parte dos tributos ao CNPJ.

Veja também: Benefício da Lei fiscal 5005/2012.

Terceirize as atividades

Quanto maior a empresa, maior a demanda de uma equipe especializada. Entretanto, quanto maior quantidade de serviços e funcionários maior o valor de impostos sobre cada contratado. Por isso, pode ser extremamente vantajoso contratar serviços à parte para poder trabalhar em prol da empresa. Entre esses serviços não poderíamos deixar de citar a contabilidade que legalmente pode ser feita por um escritório especializado.

É válido pontuar também, que se uma empresa possui diversas atividades distintas ela pode se dividir a fim de reestruturar as definições de acordo com o tamanho de cada grupo. Para cada uma das subdivisões pode ser considerado, por exemplo, um porte e regime tributário diferente, que economiza o custo de impostos sobre eles.

Sonegar não deve ser uma opção

A sonegação fiscal é um ato mais do que arriscado, é criminoso. Além disso, as consequências dos crimes são tão altas quanto o pagamento das taxas inicialmente.

A contabilidade e os tributos

Mesmo com todas as dicas que preparamos hoje para o empreendedor que busca economia no pagamento dos tributos, elas só vão trazer resultado se estiverem acompanhadas do conhecimento de uma contabilidade excepcional.

Para organizar os pagamentos e montar estratégias de elisão fiscal é preciso um escritório de contabilidade que acumule experiência e conhecimento. A Gomide Contabilidade é essa empresa. Nossos mais de 50 anos de atuação no mercado garantem a busca por uma administração eficaz e precisa no desenvolvimento da empresa. Ficou interessado? Converse com nossos especialistas e melhore seu desempenho no mercado!

Destaque em Blog