Blog Dicas de gestão contábil e financeira para odontologistas 27 março 2018

Odontologistas se dedicam diariamente a cuidar da saúde bucal dos seus pacientes. Mas, também cuida da saúde financeira do seu consultório? Sabemos que administrar uma empresa não é simples. Por isso, separamos algumas dicas de gestão contábil e financeira para te ajudar nessa tarefa.

Pra começar, uma dica que pode parecer óbvia, mas muitos gestores não aplicam na prática: separe as contas pessoais das contas do consultório. Quando você mistura suas finanças com as da empresa, não poderá saber qual a real situação de nenhuma das partes. Além disso, você pode correr o risco de cair na malha fina da Receita Federal que, cada vez mais, desenvolve mecanismos avançados para monitorar as movimentações de CPF e CNPJ. E os saques, pagamentos de contas pessoais com a conta bancária da empresa e outras atividades fora do padrão empresarial que não são registradas pela contabilidade, podem chamar a atenção do Fisco e gerar um grande transtorno.

Então para evitar estes problemas, separe suas contas. Você também precisa saber qual o custo real da empresa. Para isso, mantenha um registro rigoroso de todas as movimentações financeiras do consultório. Faça uma lista com todas as despesas fixas, como aluguel, telefone, internet, luz, água, salários de funcionários, e com os custos variáveis, como materiais, manutenção de equipamentos e despesas do dia a dia, que podem parecer irrelevantes, mas não são. Registre tudo. Dessa forma, você saberá quanto custa manter o consultório, prevendo gastos dos meses futuros. Também fique atento aos seus recebimentos. Mantenha uma relação completa e atualizada de todo os valores recebidos.

Regime tributário

Outro ponto importante para a saúde financeira da sua empresa é escolher o regime tributário adequado ao seu perfil, evitando pagar mais impostos do que deveria. A escolha do tipo de empresa e forma de tributação são pontos essenciais para reduzir sua carga tributária e por isso você deve contar com um escritório contábil especializado para odontologistas, para auxiliá-lo nessas escolhas.

Falando na importância do contador para a sua empresa, vale destacar que ele é responsável por gerar e declarar informações sobre o patrimônio e movimentações da empresa, relatando a situação financeira da sua empresa. Portanto, seu escritório contábil não irá apenas apurar os impostos e gerar guias de recolhimento para você realizar os pagamentos de tributos. É essencial enviar todas as informações solicitadas pelo seu contador, de forma transparente, para que sua contabilidade seja bem sucedida. Sabemos que a legislação tributária brasileira é complexa e burocrática, por isso, sempre que tiver alguma dúvida, esclareça as informações com seu contador. Conte sempre com um escritório contábil experiente e objetivo, que tire suas dúvidas e mantenha você tranquilo quanto à gestão fiscal, tributária e trabalhista da sua empresa.

Quer uma proposta personalizada para odontologistas? Envie uma mensagem para abrir seu consultório ou transferi-lo para a Gomide Contabilidade.

Destaque em Blog