Blog O que você precisa saber antes de contratar um escritório de contabilidade 09 outubro 2020

Conte com a experiência cinquentenária da Gomide Contabilidade para cuidar do seu patrimônio

Você já parou para pensar na importância de ter um escritório de contabilidade adequado ao seu negócio? Ou ainda acha que todos os escritórios são iguais? Pois saiba que não são e que, tão fundamental quanto uma boa equipe de colaboradores, a contabilidade é um dos pilares de uma gestão eficiente, estratégica e orientada a resultados. Uma análise contábil fidedigna, como a realizada pela Gomide Contabilidade, minimiza drasticamente os riscos fiscais de uma empresa e mantém a saúde financeira da organização.

Dessa forma, é preciso ter em mente que existem muitos escritórios de contabilidade e que cada um tem um ramo de atendimento específico. Logo, o ideal é identificar quais são as reais necessidades da sua empresa e, a partir desta análise, buscar o tipo de escritório que mais se adéqua as demandas.

Para facilitar, abaixo elencamos os cinco principais aspectos que você precisa considerar quando for contratar um escritório de contabilidade. Mas, se quiser conhecer os nossos serviços, faça uma consultoria pelo telefone (61) 3561-2449.

 

1) Escolha um escritório de contabilidade em Brasília especializado no segmento do seu negócio

Alguns escritórios são especializados em trabalhar com grandes empresas, como é o caso dos que atendem supermercados, indústrias e atacados (a Gomide Contabilidade por exemplo é especializada nesse ramo). Outros, por sua vez, atendem a diversos tipos de clientes e têm uma cartela de abrangência bem variada. Neste aspecto, quanto mais especializado em uma determinada área o escritório contábil for, maiores são as chances dele oferecer soluções e medidas eficazes. As leis se aplicam a todos, mas podem variar de acordo com cada tipo de empresa ou negócio. Por isso, ter um escritório de contabilidade em Brasília especializado no nicho do seu negócio é tão importante.

Mais do que um serviço contábil, o escritório de contabilidade precisa ter um grupo de profissionais atualizados e qualificados, para que possam agregar valor ao serviço, minimizar riscos, maximizar resultados e sugerir as melhores práticas e regimes tributários. Como cada empresa tem suas próprias características e necessidades, um bom escritório de contabilidade em Brasília deve oferecer suporte e condições para que haja crescimento dentro do mercado. Além de, é claro, ter domínio dos tributos e leis. Lembre-se: a falta de domínio poderá representar um custo desnecessário ao empreendimento.

Ao encontrar um escritório compatível com suas necessidade, consulte o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para saber se o escritório em questão é regulamentado. Consulte aqui.

 

2) Quais são os serviços prestados por um escritório de contabilidade

Seja no Distrito Federal ou em qualquer outro lugar do Brasil, os escritórios de contabilidade oferecem serviços que podem ser divididos em quatro departamentos padrões, a saber:

  • Contábil: mensura o patrimônio e os resultados das empresas, gera informações, dados e planilhas para auxiliar o empresário na gestão. Esses serviços também podem contribuir como base para estudo de novas estratégias e aquisições para a empresa.
  • Departamento pessoal: área responsável por grande parte dos serviços relacionados aos funcionários e colaboradores. por exemplo: cálculo da folha de pagamento, rescisões trabalhistas, encargos sociais, férias e 13º terceiro, lançamento das guias de tributos e declarações sociais.
  • Fiscal: os cálculos de impostos e contribuições sociais são feitos por este departamento, incluindo todas as declarações e exigências fiscais dos mais diversos órgãos nacionais.
  • Societário: alterações contratuais, emissões de alvará, abertura de filial, certificação digital, licitações e aumento de capital são alguns dos exemplos dos serviços prestados dentro deste departamento. Inclusive, ao procurar por um escritório de contabilidade em Brasília, é provável que um profissional do departamento societário faça o primeiro atendimento, pois essa área é a mais apta para responder dúvidas, oferecer suporte e orientação nos processos contábeis de uma empresa.

 

3) Como funciona um escritório de contabilidade em Brasília

Seja o escritório de contabilidade físico ou virtual, temos um funcionamento muito similar entre eles. A maior diferença é que, no caso da firma virtual, absolutamente todas as tarefas são feitas por meio de uma plataforma online. Já os escritórios físicos têm sede e podem trabalhar também no ambiente online, mas geralmente fazem contato pessoal com seus clientes. Embora esta situação tenha mudado drasticamente durante a pandemia de covid-19.

Ter um escritório de contabilidade em Brasília envolve diversos tipos de obrigações. De modo geral, os escritórios de contabilidade são encarregados de realizar: análises financeiras; balanços; demonstrar resultados; e fazer controle de caixa apontando lucros e prejuízos de seus clientes. Além dessas tarefas, o contador também é responsável pelas obrigações acessórias (DIPJ, DASN, DCTF, PIA entre outras) de cada empresa. Isto é, fica de responsabilidade aos escritórios contábeis, toda a parte que é imprescindível para o funcionamento eficaz da sua empresa.

 

4) Qual é o preço de um escritório de contabilidade em Brasília

Os preços praticados pelos escritórios de contabilidade em Brasília são variáveis. Na Gomide Contabilidade, por exemplo, prezamos muito mais pela excelência do trabalho do que pela quantidade. Por essa razão, não tabelamos os valores, pois consideramos o relacionamento com cada cliente. O valor final vai sempre depender do tipo de serviço prestado e do porte da empresa. Para ter uma boa base de comparação o indicado é fazer orçamentos em, pelo menos, três locais diferentes e, ao fazer essa análise, é bom ter em mente que a contratação de um escritório é um vínculo empresarial de confiança e que deverá ser duradouro. Assim, observe durante a procura os locais com preços muito abaixo do regularmente praticado. Dessa forma, optar pelo menor preço nem sempre é sinônimo de economia. Se tratando de negócios, um escritório contábil “mais barato” pode ser sinônimo de prejuízo e ruína para uma empresa ou instituição.

 

5) Qual é o escritório de contabilidade ideal

Após levar em consideração todos os aspectos mencionados até aqui, a procura por um escritório de contabilidade em Brasília vai ficar muito mais fácil, não é mesmo? Ah! Na hora de bater o martelo, fique de olho também no atendimento: veja como o escritório pretende estabelecer comunicação com a sua empresa e se há intenção de respostas rápidas. Tem coisa pior que ficar esperando por uma resposta que nunca vem? Dessa forma, bom atendimento, disponibilidade, atenção a satisfação e colaboração, são indispensável entre a relação empresa-escritório.

Ainda falando sobre comunicação, verifique como o escritório costuma fazer os relatórios mensais. Portanto, é vital perceber se os profissionais apresentam relatórios com os dados relevantes e principais para a empresa, e caso seja necessário, se existe à possibilidade de mudança.

Analise bem esses e os demais aspectos apresentados ao longo do texto ao fazer um primeiro contato.

Não corra riscos dispensáveis, procure um serviço de contabilidade que construa junto contigo o seu negócio! Quer conhecer mais sobre os atendimentos, funções e serviços prestados por um escritório de contabilidade? Entre em contato com a Gomide Contabilidade!

Destaque em Blog