Os 4 principais métodos para precificar produtos e serviços exige algumas estratégias que são bastante utilizadas pela maioria das empresas. Além disso, levam em consideração os objetivos da empresa e o tipo de clientes. Por isso, vamos apresentar os principais tipos de precificação:
1º – Precificação baseada no custo
Neste tipo de precificação, a estratégia é definir uma percentagem que será acrescida ao custo total dos produtos de acordo com os objetivos da empresa.
2º – Precificação baseada na concorrência
Esta forma de precificação é uma das mais utilizadas atualmente. Assim, a empresa analisa os preços da concorrência no mesmo nicho de mercado para definir o seu preço de venda.
3º – Precificação baseada na demanda
Para este tipo de precificação, a empresa leva em consideração o valor percebido pelos consumidores como critério para definir o preço de venda. Isto é, busca identificar o preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços da empresa.
4º – Precificação usando Markup
Este método para precificar produtos e serviços usando o Markup é muito utilizado pelas empresas para facilitar o cálculo do preço de venda. De fato, o markup é um índice multiplicador baseado na ideia de preço margem, que consiste na adição de uma margem de lucro ao custo unitário do item.
É muito fácil de ser aplicado para diferentes tipos de negócios, bem como ajuda a estabelecer limites para a política de concessão de descontos. Além disso, para calcular o índice de markup é preciso ter disponível as seguintes informações:
1ª – Despesas fixas (DF), que são os gastos que não estão relacionados diretamente com o custo do produto. Por exemplo: despesas financeiras, administrativas, dentre outras;
2ª – Despesas variáveis (DV), que são os gastos que variam conforme a realização das vendas, tais como: impostos, fretes, comissão de vendas, dentre outros;
3ª – Margem de lucro estimada (LP), que é a parcela esperada como lucro sobre o valor unitário do produto. Dessa forma, a margem de lucro pode ser igual para todos os produtos ou determinada uma margem para cada um dos produtos da empresa.
4ª – Custo direto, que é o gasto realizado para a aquisição ou produção de um determinado produto.
Assim, a fórmula aplicada para o cálculo do markup é a seguinte: 100 / [100-(DV+DF+LP)], sendo que o número 100 representa a base percentual que está indicando o valor unitário.
Exemplo prático de cálculo do preço de venda pelo markup
Vamos apresentar o método de precificar produtos e serviços utilizando o Markup para uma empresa enquadrada no Simples Nacional.
Desse modo, temos as seguintes informações para o exemplo 1:
- Percentual de impostos sobre o preço de venda: 10%;
- Preço de aquisição do produto: 100,00;
- Comissão paga por produto vendido: 2%;
- Despesas fixas sobre o faturamento: 6%;
- Taxa de retorno com uma margem de lucro sobre o preço de venda: 15%
Aplicando a fórmula temos:
100 / [100-(DV+DF+LP)]
100 / [100-(10+2)+6+15)]
100 / [100-(12+6+15)]
100 / [100-33]
100/67 = 1,4925
Preço de venda: 100 x 1,4925 = 149,25
Já para o exemplo 2, vamos considerar as seguintes informações:
- Custo do produto ou serviço: 50,00;
- DV = 10%;
- DF = 10%
- LP = 10%.
Aplicando a fórmula temos:
100 / [100-(10+10+10)]
100 / [100-30]
100 / 70 = 1,4826
Preço de venda = 50,00 x 1,4286 = 71,43
Gomide Contabilidade
Apresentamos informações detalhadas a respeito dos 4 principais métodos para precificar produtos e serviços. Além disso, oferecemos um passo a passo que facilita a sequência de ações no processo de precificação.
Se tiver interessado e quiser mais informações, estamos à sua disposição.
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