Blog

Entenda os principais modelos de gestão das empresas

20 setembro 2023

Atualmente, os processos e modelos empresariais passaram por diversas mudanças e, com elas, vieram também transformações nos modelos de gestão das empresas. A gestão empresarial está relacionada a forma como os negócios se organizam e são direcionados para alcançar metas e obter resultados. Mas afinal, o que significa gestão? Como aplicar modelos de gestão nas diferentes áreas de empresa de forma eficiente?

 

A seguir, vamos conhecer os tipos de gestão mais comuns nos negócios e como eles podem ser utilizados em prol do desenvolvimento organizacional.

 

O que é gestão

 

Em suma, gestão tem o objetivo de estruturar, organizar e planejar processos e estratégias em determinados ambientes ou setores em uma empresa. A gestão, ou gerenciamento, está relacionada com o controle de processos, logísticas e estratégias.

 

A gestão trabalha com conceitos que se relacionam a:

 

  • atribuição de tarefas;
  • organização de etapas;
  • determinação de prioridades;
  • controle de crises;
  • relatórios e prestação de contas aos líderes.

 

Além disso, falando em líderes, é muito comum que os conceitos de gestão e liderança se confundam. Entenda a diferenças:

 

Gestão e liderança

 

Gestão não necessariamente significa liderança. A gestão se relaciona muito mais com os processos e a organização de um setor do que quem os administra. A diferença está em que a liderança exige que uma pessoa seja designada para a gestão de processos. Por outro lado, a gestão é um conjunto de atividades que podem ou não ter um representante.

 

O líder pode ser também o gestor?

 

Sim, a liderança também pode ser representada também por um gestor. Nesses casos, o gestor é uma pessoa que administra toda a organização da empresa de uma forma geral. Contudo, quando falamos sobre a gestão de setores específicos (como vendas, marketing digital, finanças etc) é comum exista um representante, o gestor. Este gestor reporta as atividades e estratégias para o líder, a fim de otimizar o controle das operações.

 

Resumidamente, a gestão é um conglomerado de processos, enquanto o gestor é quem os administra.

 

Veja também: Características de um perfil empreendedor.

 

Quais são os principais tipos de gestão nas empresas?

 

Os sistemas de gestão são altamente necessários para os resultados da empresa. Cada um deles otimiza os setores e incluem estratégias personalizadas para o desenvolvimento empresarial.

 

Os modelos de gestão mais comuns são:

 

1 – Gestão comercial

 

Está relacionada diretamente com o processo de pré e pós vendas, captação de clientes, atendimento e satisfação do usuário. Essa é a gestão que organiza, determina e planeja as estratégias comerciais da empresa. Dessa forma, a gestão comercial cuida de uma das etapas mais importantes na entrega de resultados. Por isso, a transparência e organização dos processos precisa ser a base de atuação desse setor.

 

2 – Gestão financeira

 

Esta área busca desenvolver estratégias de organização de toda movimentação financeira da empresa. Sem uma gestão financeira eficiente, a empresa pode ter problemas relacionados à falta de controle de fluxo de caixa, capital de giro, faturamento, lucro e prejuízo. Geralmente, as áreas de gestão financeira exigem profissionais altamente capacitados, uso de ferramentas tecnológicas para cálculos e armazenamento de documentos e uma equipe especializada de confiança.

 

3 – Gestão de processos

 

Essa área trabalha para organizar e gerenciar as etapas de produção e distribuição dentro da empresa, garantindo que não existam demandas que não sejam atendidas. Além disso, essa área trabalha para que todas as áreas estejam cumprindo metas e prazos. A gestão de processos organiza cada etapa, prazo, atribuição, controle e reporte das atividades do negócio.

 

4 – Gestão de pessoas

 

Considerada como o maior desafio de gestão em um negócio, a gestão de pessoas significa lidar diretamente com os protagonistas dos processos organizacionais: os colaboradores da empresa. A gestão de pessoas trabalha para garantir o bem-estar da equipe e, simultaneamente, motivar, liderar, mediar crises e equilibrar as tarefas nos setores.

 

5 – Gestão fiscal e contábil

 

Seguindo a lógica do cuidado com as finanças, a gestão fiscal e contábil trabalha com a entrega de documentos obrigatórios ao Estado, segurança fiscal da empresa, regularização e cálculo de impostos. A gestão fiscal garante que todas essas demandas sejam atendidas de forma eficiente. Essa área cuida do controle de processos que se relacionam com a contabilidade de forma personalizada, atendendo as demandas de acordo com tamanho, faturamento, modelo e região da empresa.

 

A gestão administrativa como ponto focal

 

Por fim, mas não menos importante, a gestão administrativa é o maior nível de gestão da empresa. Geralmente representada por um gestor do mais alto nível hierárquico, a gestão administrativa organiza todos os setores da empresa com ajuda das estratégias de gestão apresentadas anteriormente. Por isso, é importante se apoiar em parcerias de sucesso com profissionais adequados e equipes capacitadas.

 

Gomide Contabilidade

 

Está procurando uma equipe para cuidar da sua gestão fiscal e contábil? A Gomide Contabilidade acumula mais de 50 anos de tradição na busca por otimizar o resultados dos nossos parceiros. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui e converse com um especialista.

Destaque em Blog