Blog O que é mercado contábil? 07 janeiro 2022

O que é mercado contábil?

O mercado contábil é bastante dinâmico, assim como os demais setores da economia. A cada ano que passa surgem mais ferramentas tecnológicas, metodologias e técnicas que visam solucionar os problemas desse setor.

Em resumo, o mercado contábil brasileiro é muito grande, sendo os MEIs os maiores consumidores dos serviços contábeis. 

Quanto ao futuro desse mercado, as empresas procuram profissionais experientes nas principais ferramentas, que consigam ser multitarefas, além de terem boa comunicação.

Quer saber mais detalhes? Preparamos um conteúdo completo para você, inclusive com algumas dicas para se destacar na profissão de contador. 

Boa leitura!

Como está o mercado contábil brasileiro?

De acordo com um estudo feito pela ROIT, o Brasil possui mais de 18 milhões de potenciais clientes no setor contábil. Ou seja, há uma grande demanda por serviços relacionados à contabilidade em nosso país, e isso só tende a melhorar.

Do total, 55% são MEIs, sem dúvidas o estilo de empresa que domina o Brasil. Em seguida, temos o Simples Nacional com 23%, somando todas as empresas que escolheram essa tributação. Empresas de Lucro Presumidos vem em seguida, com 19%, e o restante são organizações de Lucro Real.

Embora os MEIs sejam maioria, são as empresas de Lucro Real quem realmente detém a maior parte das receitas. No caso, a somatória das receitas dessas empresas representa 60% do total, enquanto a dos MEIs somente 4%.

Sobre a distribuição dos escritórios, mais de 50% está concentrada nas regiões Sudeste e Sul. Somando apenas RJ, SP, PR, MS e RS, temos 57% de todos os escritórios do Brasil.

Pronto, agora que apresentamos um panorama do mercado para você, vamos apontar algumas previsões desse setor. Continue lendo!

Quais são as previsões para o mercado contábil?

O mercado contábil está mudando bastante, principalmente por causa da tecnologia. Em suma, os softwares de contabilidade e as plataformas online exigiram dos  escritórios mais inovação.

Além disso, com a facilidade encontrada na formação de profissionais do ramo, diversos escritórios estão surgindo nas áreas com grande demanda. Dessa forma, a competitividade tende a ser cada dia mais acirrada.

Nas próximas seções, vamos explorar um pouco mais esse tema.

Demanda por profissionais multitarefas

O que mais tem chamado a atenção no mercado atual é a capacidade de ser multitarefas. No caso, foi notada uma transformação da forma de atual dos contadores, que aumentaram sua atuação, ao invés de lidar apenas com a burocracia dos processos.

Na maioria dos casos, as empresas esperam um profissional que saiba dar sua opinião com base na situação da empresa. É por isso que esses profissionais ocupam vagas importantes em grandes empresas, como gerente financeiro e analista de controladoria.

A tecnologia vai ser um diferencial

Uma das principais mudanças que veremos no mercado de contabilidade vai acontecer em 2022: a forma de calcular a folha de pagamento será completamente diferente do que é hoje.

A mudança prevê que somente o contrato de trabalho e o registro de ponto serão usados para os cálculos do INSS, FGTS e assim por diante. Ou seja, o trabalho, antes manual, será 100% feito por sistemas de integração.

E a tendência é de que a maior parte dos processos realmente sejam automatizados.

Mas isso de forma alguma exclui os contadores do mercado de trabalho: eles terão uma mudança de paradigma, tendo que se concentrar nas áreas em que a automação não tem tanto efeito.

A adaptação será importantíssima

Com os eventos recentes, ficou claro que a adaptação é uma habilidade muito importante, tanto para a contabilidade quanto para o resto do mercado. 

A capacidade de responder de forma adequada às oscilações do mercado vai ser um grande diferencial. E isso vale para as empresas e para os profissionais, que também precisam lidar com as inseguranças causadas pelas crises.

Vale lembrar que a adaptação também requer flexibilidade. Portanto, se adequar à realidade em que se está inserido é sim um dos primeiros passos para o sucesso.

Ter perspicácia será um diferencial

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, ter perspicácia significa aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Dessa forma, encontrar os segmentos com mais demanda, por exemplo, é uma forma de alavancar seu escritório de contabilidade.

Devido à crise sanitária, milhares de pessoas perderam seus empregos. Na mesma medida, várias novas empresas surgiram, muitas delas geridas por quem foi demitido. Ou seja, são pessoas que precisam de ajuda com a burocracia, representando uma oportunidade para os contadores mais atentos.

Inovação e sucesso andam de mãos dadas

Por fim, tendo em vista a concorrência do mercado contábil, a inovação será o principal fator de sucesso das empresas desse ramo.

Quem trabalha na área já sabe: entregar apenas o básico para o cliente não é mais aceitável. É por isso que as empresas de contabilidade precisam agregar mais valor que o habitual, e isso só é atingido através da inovação.

Um dos grandes destaques, no que tange à inovação em contabilidade, é o atendimento. Afinal, os clientes conseguem realizar boa parte dos serviços de forma online, mas é o atendimento que fideliza os consumidores.

Como se destacar no mercado contábil?

Existem diversas inovações na área de TI que tendem a impactar no mercado contábil. Além disso, a relação interpessoal, como foi destacado na última seção, também ganha espaço nos escritórios de contabilidade.

Em resumo, para se destacar na contabilidade, o profissional precisa de duas grandes habilidades:

Entender o básico de Big Data e IoT

O Big Data é uma tecnologia bastante empregada nos dias de hoje, mas que ainda não entrou na contabilidade. Já a IoT também está em pauta nas grandes revistas de tecnologia, prometendo revolucionar a forma de lidar com os obstáculos do dia a dia.

Embora ambas ainda não tenham chegado na contabilidade, não vai demorar muito para serem empregadas, ainda mais em grandes empresas.

Desenvolva sua relação interpessoal

Saber se comunicar, resolver problemas e transmitir suas ideias de forma clara é uma habilidade muito apreciada pelo mercado de trabalho. Portanto, desenvolver sua relação interpessoal será um diferencial enorme.

Lembre-se que a tecnologia e a relação interpessoal são as tendências do mercado contábil. Então, busque masterizá-las!

Precisa de ajuda com sua contabilidade? Entre em contato com nossos especialistas!

Destaque em Blog