Blog

Conheça o mercado atacadista

02 maio 2023

Entre todos os modelos de negócios disponíveis no Brasil, um deles se destaca pelo tamanho. Estamos falando do comércio atacadista distribuidor, que representa uma grande parcela no mercado consumidor do nosso país. Para ter uma noção quantitativa, em 2012 uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), o setor teve um crescimento de 7,1%, resultando em uma participação de 51,3% no mercado mercantil nacional.

 

Esse é apenas um indicador do tamanho do setor de atacados e sua influência na economia do país. O comércio atacadista se destaca entre as regiões do país, no centro-oeste, principalmente no Distrito Federal, graças ao uso de benefícios fiscais disponíveis para incentivo do comércio atacadista no DF.

 

Contudo, para conhecer o mercado atacadista com mais profundidade, a Gomide Contabilidade, especialista no setor a mais de 50 anos, preparou um artigo completo para destrinchar as características de empresas de atacado. Acompanhe a seguir!

 

O que é um comércio atacadista

 

Em suma, um comércio atacadista é o intermediário na distribuição de produtos para varejistas. Geralmente, atacadistas compram produtos em grande escala diretamente de fornecedores para vender matéria prima dos produtos de outras empresas. Por exemplo, um atacadista de alimentos pode ser o fornecedor da matéria prima de uma hamburgueria, que compra em atacado os ingredientes dos produtos para pagar um menor preço.

 

Em resumo, o atacadista não faz parte da produção de determinado produto e sim da sua distribuição. Há um tempo atrás falamos um pouco sobre as características de uma empresa atacadista, confira aqui.

Existem diversos tipos de atacadistas, desde o atacadista de alimentos, o mais comum, até os modelos que distribuem apenas um tipo de produto diretamente para outras empresas.

 

Atacadista e distribuidor são a mesma coisa?

 

Uma confusão muito comum sobre o mercado atacadista é se a mesma coisa que uma distribuidora e a resposta breve é que não, são duas coisas diferentes. Enquanto o atacadista fornece produtos para as empresas, as distribuidoras são as responsáveis pela logística de distribuição das fábricas para os atacadistas.

 

Quais são os modelos de atacadistas?

 

Existem cinco principais modelos de comércio atacadista no nosso país:

 

1 – Atacadistas de alimentos

 

São empresas que vendem alimentos em grandes quantidades para clientes que possuem negócios no ramo de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, padarias e supermercados. Dessa forma, atacadistas podem vender produtos como carnes, frutas, legumes, cereais, entre outros.

 

2 – Atacadistas de produtos de limpeza

 

Segue a mesma lógica do mercado atacadista de alimentos, mas para clientes que possuem negócios no ramo de limpeza, como empresas de limpeza, hospitais, hotéis e condomínios. Esses atacadistas podem vender produtos como detergentes, desinfetantes, sabões, etc.

 

3 – Atacadistas de produtos eletrônicos

 

Esse setor em ascensão vende eletrônicos para clientes que possuem negócios no ramo de tecnologia, como lojas de eletrônicos, empresas de informática e revendedores.

4 – Atacadistas de produtos de beleza

 

Esses atacados vendem produtos de beleza para negócios de estética, salões de beleza e outros negócios menores que precisem desses produtos, geralmente para atendimento ao cliente. Esse mercado é um bom investimento, visto que o mercado estético está em ascensão atualmente.

 

5 – Atacadistas de roupas

 

Esses atacados são empresas que vendem roupas em grande quantidade para negócios no ramo de vestuário, como lojas e revendedores. Esses atacadistas podem vender roupas de diversos tipos, ou de um nicho específico como por exemplo moda feminina.

 

Quais os maiores desafios dos atacadistas?

 

Ter uma empresa atacadista pode ser muito vantajoso e lucrativo. Como abordado anteriormente, é um negócio em crescimento e, dependendo da região, pode ser um investimento atrativo.

 

Contudo, alguns desafios são enfrentados nesse setor. O tamanho das empresas de atacado é só mais um dos empecilhos para progredir com o negócio. Entre os obstáculos que desestimulam os donos de atacados temos:

  • Burocracia
  • Altos impostos
  • Alta concorrência
  • Logística
  • Gestão de Infraestrutura

 

Contudo, esses obstáculos podem ser menores com o auxílio de especialistas. Entre muito planejamento e gestão eficiente a sua contabilidade pode ser uma boa parceira durante o crescimento de um atacado distribuidor. Além de promover o pagamento justo dos impostos, a contabilidade pode ser a solução para a busca de estratégias seguras e econômicas no desenvolvimento do seu atacado.

 

Além disso, busque esse auxílio de quem entende do setor. A Gomide Contabilidade é especialista nos benefícios fiscais de atacadistas no DF e na gestão de uma empresa atacadista. Se quiser conhecer nossos serviços, acesse o site ou converse com um contador parceiro!

Destaque em Blog