Blog O Lucro Real é vantajoso só para grandes empresas? 06 maio 2022

O Lucro Real na maioria das vezes é enxergado como a última alternativa de regime tributário devido a sua complexidade. Algumas empresas não se interessam em conhecer ou optar por esse sistema justamente por não entender que a obrigatoriedade não é  a única razão pela qual as empresas escolhem esse regime. Para entender um pouco mais de quando o Lucro Real é vantajoso e para quais empresas, preparamos esse conteúdo para tirar suas dúvidas te ajudar a entender esse regime tributário. 

Antes de qualquer coisa, precisamos entender:

O que é o Lucro Real 

O Lucro Real é um dos regimes tributários que as empresas podem optar para efetuar o pagamento dos impostos. Esse regime tem como maior característica o cálculo com base no lucro líquido da empresa. Ou seja, após análise das despesas e receitas da empresa em determinado período, são definidos os valores dos impostos. 

Por causa disso, empresas com maior faturamento são direcionadas ao Lucro Real obrigatoriamente. Essa obrigatoriedade, combinada com a complexidade do regime, faz com que as empresas não se interessem em optar por esse sistema voluntariamente. Entretanto, esse regime pode ser extremamente vantajoso para outras empresas menores, basta avaliar a possibilidade. A prioridade para se adequar ao Lucro Real é a organização, não o tamanho da empresa.

Quando optar pelo Lucro Real

É imprescindível o apoio e orientação de um contador para te ajudar a escolher o regime tributário. Toda categoria tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é necessário observar todos os parâmetros da empresa a curto e longo prazo para traçar o melhor caminho.

Na prática, a orientação certa vai servir de acordo com o status da sua empresa, portanto não existe fórmula para adivinhar o melhor dos regimes, visto que cada um deles depende de diversas variáveis.

A busca (ou a adequação) do Lucro Real parte da necessidade de fazer uma apuração detalhada e assertiva sobre o lucro da empresa de forma precisa. Existem duas principais maneiras de apurar o Lucro Real: de forma trimestral ou anual. O estudo dos parâmetros da empresa e o planejamento assertivo ajuda a definir qual a melhor dessas duas opções para sua empresa. A apuração trimestral serve para que, dependendo das variações do faturamento da empresa dentro daquele período, os impostos sejam pagos de acordo com essas variações. Contudo, se a empresa possui um lucro mais estável e contínuo a apuração anual pode ser mais vantajosa. 

O Lucro Real possui vantagem para todas as empresas?

A apuração do Lucro é completa. Por isso todas as informações precisam ser extremamente detalhadas. Dessa forma, esse regime de tributação garante que os tributos sejam pagos de forma justa, de acordo com o lucro da empresa dentro do período analisado.

A diferença do Lucro Real para o Lucro Presumido, é que na primeira opção, o pagamento dos impostos é feito sobre a quantidade de lucro que a empresa de fato obteve durante o período analisado. 

Entretanto, se sua empresa analisou e considerou a troca de regime para o Lucro Real é preciso entender que a chave para poder se adequar a esse sistema está na organização da empresa.

É preciso ter um controle pontual a respeito da movimentação financeira da empresa e uma gestão eficiente. Além disso, esse controle precisa se estender aos relatórios contábeis que descrevem essa movimentação e o status da empresa em relação aos tributos, lucros e o seu desempenho no geral. 

O controle financeiro e a documentação de todas as movimentações da empresa precisam ser a prioridade quando optam pelo Lucro Real. Se essas definições estiverem bem alinhadas, considerar a troca para esse regime é uma escolha inteligente de acordo com a análise e recomendação do contador. Precisamos entender que, a complexidade do Lucro Real é efeito da quantidade de detalhamentos necessários para que os valores sejam precisos e sem erros. 

Veja também: O que é o Lucro Real

Converse com contador experiente

Produzir relatórios contábeis ou auxiliar no Planejamento Tributário são apenas algumas das funções de um contador na escolha pelo regime tributário. Contudo, esse serviço precisa ser muito mais para empresas que optam pelo Lucro Real. O conhecimento do contador no assunto é necessário para planejar o futuro da empresa, definir a melhor forma de apuração, direcionar ao uso de benefícios fiscais e muito mais!

Escolher uma contabilidade eficiente é necessário para escolher o regime adequado. Uma contabilidade experiente e especializada podem fazer toda diferença nessa escolha. Para isso, conte com a Gomide Contabilidade. Nosso escritório combina essa especialização no Lucro Real e a experiência de mais de  anos no mercado! Fale com um dos nossos especialistas, conheça nossos serviços e economize com o regime tributário da sua empresa!

Destaque em Blog