Você sabia que lucro e faturamento são duas coisas muito diferentes? Ambos são muito importantes para medir o tamanho e a estrutura da empresa. Por isso, com certeza uma das grandes preocupações nos negócios é obter lucro sobre todo seu trabalho e saber qual seu faturamento. Entretanto, os conceitos entre lucro e faturamento podem se confundir…
Por que é importante entender o lucro e o faturamento da empresa?
Entender as diferenças entre esses dois parâmetros financeiros é muito importante para organizar as finanças da empresa e definir metas. Por isso, para te ajudar a cessar essa dúvida de uma vez por todas, preparamos um artigo completo sobre as diferenças entre lucro e faturamento. Acompanhe a seguir!
O que é faturamento?
Faturamento é todo e qualquer valor bruto de dinheiro recebido pela empresa, independente da origem e da recorrência. Por isso, o faturamento é a quantidade em reais que uma empresa recebe sem que haja descontos ou qualquer pagamento.
O faturamento inclui as receitas da empresa, sejam elas fixas ou variáveis. Em suma, entender qual o faturamento mensal do negócio é primordial para:
- Estruturar estratégias a longo prazo;
- Determinar o tamanho e porte da empresa;
- Ajudar na organização das finanças da empresa;
- Determinar preços e calcular despesas.
E o que é lucro?
Entretanto, o lucro se trata do faturamento líquido da empresa, fora todas as despesas e os investimentos em infraestrutura. É todo valor resultado do trabalho do negócio. Geralmente, o lucro é o máximo da empresa, que se empenha para aumentar esse recurso. Para isso, existem estratégias que podem ajudar nessa construção.
Aumentando faturamento eu aumento lucro?
Não exatamente. Por se tratarem de dois conceitos muito diferentes, nem sempre aumentar o faturamento resulta em mais lucro. Dessa forma, algumas despesas podem até ser maiores do que as receitas, gerando prejuízo. Não obter lucro mesmo com muito faturamento na empresa pode acontecer em alguns momentos, mas negativar o faturamento devido às despesas gera prejuízos.
Como conseguir mais lucro para a empresa?
Em suma, o grande objetivo da maioria das empresas é gerar mais lucro. Para isso, os recursos de otimização e logística dos processos são ferramentas vantajosas. São elas:
- Redução de custos;
- Otimização da logística de operação;
- Aumento de vendas;
- Fidelização de clientela;
- Estratégias de marketing de conteúdo;
- Diversificação de produtos/serviços
- Gestão financeira;
- Redução de impostos;
- Investimentos estratégicos;
- Corte de despesas.
Por fim, para fazer isso, o ideal é contar com apoio dos parceiros de excelência do negócio. A sua contabilidade deve ajudar em todo processo de estruturação de estratégias para otimizar o seu lucro.
A Gomide Contabilidade trabalha há mais de 50 anos tendo o lucro das empresas como nosso maior objetivo. Se junte às maiores empresas do DF e faça uma parceria de sucesso conosco. Clique aqui e fale com um especialista agora mesmo!