Blog Como manter uma boa gestão da sua clínica médica 30 outubro 2017

A rotina de uma clínica médica é bastante agitada, com muitas urgências e desafios. Por isso, é preciso que a gestão da sua clínica seja dinâmica e organizada, para acompanhar esse ritmo, sem gerar problemas que possam prejudicar seu desempenho.

Não há uma regra ou uma fórmula mágica de boa gestão que funcione para todas as empresas, porém há algumas dicas que podem otimizar seu tempo e ajudar na gestão da sua clínica médica, que todos os empresários da área da saúde deveriam considerar.

Então confira 3 dicas de ouro abaixo e avalie o que você tem feito e o que ainda deve melhorar na sua clínica médica:

1 – Modernização:

É preciso sempre observar se seus processos estão defasados. A tecnologia tem sido uma grande aliada das clínicas. Sistemas informatizados reúnem as informações de clientes em um só lugar, assim como os sistemas financeiros e fiscais podem organizar suas rotinas administrativas, reduzindo a margem de erros. Além disso, como é feito o contato com seu cliente? As mensagens de texto e até mesmo aplicativos podem agilizar confirmação de consultas, por exemplo. Avalie onde a tecnologia pode ajudar você a modernizar sua clínica, otimizar seu tempo e reduzir erros.

2 – Prontuários médicos:

Sabemos que a lei exige que os prontuários de seus pacientes sejam arquivados por 20 anos, no mínimo. Por isso, uma boa alternativa é investir no Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que soluciona o problema do grande volume físico de arquivos e ainda armazena esses documentos com muito mais segurança e praticidade. E é válido lembrar que, se for investir nesse sistema, é importante verificar se ele já possui a opção de armazenamento legal, ou seja, que pode substituir a documentação impressa que você já possui por versões digitalizadas.

3 – Faltas e desistências dos pacientes:

Quando um paciente falta ou desiste da consulta, afeta diretamente as finanças da empresa, além de atrapalhar toda a agenda médica. Por isso, você pode aproveitar algumas estratégias para evitar esse problema. Novamente nesse ponto a tecnologia pode ajudar bastante. Utilizando meios digitais de comunicação, como emails, mensagens de texto ou notificações em aplicativos, para lembrar horários de consultas e exames, é possível reduzir em até 70% o absenteísmo nas clínicas, conforme informações do ClinicWeb.

Está pronto para aplicar essas 3 dicas na gestão da sua clínica médica? Analise cada ponto e compare resultados para entender organizar seu consultório e crescer sem riscos. E para a gestão trabalhista, contábil e fiscal, entre em contato com a gente e conte com a nossa equipe especializada no seu segmento.

Destaque em Blog