Blog Tudo sobre o desempenho financeiro da sua empresa 31 março 2022

Como se manter informado sobre o desempenho financeiro da sua empresa

Com a grande quantidade de informações que o empresário precisa monitorar, algumas delas podem não receber a atenção necessária para melhorar o desempenho da empresa. Dito isso, sabemos que o interesse na área financeira de um negócio além de ser de extremo impacto para o empreendedor, é uma das áreas que mais precisa desse monitoramento.

Sabemos também, que é a contabilidade responsável por fazer o diagnóstico de todo desempenho financeiro da empresa. Entretanto, o empreendedor pode não estar acompanhando a evolução do negócio da maneira que deveria.

Você sabe como está a área financeira da sua empresa? Se está tendo lucro ou prejuízo? Como fazer para acompanhar o desenvolvimento do seu negócio? Neste texto vamos te ajudar a responder todas essas perguntas e ainda mais: te orientar a participar de forma direta na contabilidade da sua empresa. Acompanhe a seguir:

1 – Monitore os rendimentos da empresa

É muito comum que o empreendedor desconheça os parâmetros do seu negócio. Essas definições podem ser burocráticas e dependem do auxílio do contador acima de tudo. Porém, é de extrema importância que o empreendedor insista em participar da produção e entrega dos relatórios a respeito da empresa. Entre esses relatórios estão os chamados demonstrativos que são, além de uma obrigação fiscal, uma ferramenta de análise justamente de todas as movimentações financeiras da empresa .

Os principais demonstrativos de análise são:

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é feito para identificar a posição da empresa a respeito de seus bens, direitos e deveres, a fim de ter uma visão de qual situação financeira a empresa se encontra. Se houve prejuízo, lucro, crescimento e etc.

Demonstrativo de Resultados

É um detalhamento da resposta de um exercício na empresa — se foi lucrativo ou teve prejuízo — onde se faz um comparativo das despesas e/ou custos com resultados das atividades positivamente ou negativamente. O DRE é obrigatório para algumas e deve ser apresentado dessa forma anualmente. Existem normas a serem executadas para montar a estrutura desse demonstrativo. Todo um cálculo a respeito da movimentação da empresa é feito para chegar no LLE, o Lucro Líquido do Exercício, que é a parte final desse relatório. Para saber o que a empresa tem, consultamos o Balanço Patrimonial; mas para saber como a empresa trabalha e sua eficiência, analisamos o DRE.

Fluxo de Caixa

É uma análise de toda movimentação financeira de uma empresa dentro de um período específico. Todo e qualquer valor financeiro que entra ou sai, e que é aplicado ou direcionado a alguma coisa, deve ser relatado no fluxo de caixa, que serve para se ter um controle de absolutamente todo dinheiro que passou pela empresa no período em que foi analisado.

2 – Aprimore estratégias

Você sabia que dependendo do faturamento da empresa, estrategicamente é possível trocar de regime tributário para reduzir o custo sobre os impostos? Porém, sem o auxílio do contador nesta etapa seria impossível analisar o negócio a fim de aplicar essas estratégias.

Além disso, com os diagnósticos e planejamentos é muito mais simples de entender o momento em que a empresa se encontra para melhorar as estratégias futuras. Uma análise do plano de negócios com o DRE por exemplo pode ajudar a definir os próximos objetivos da empresa de forma assertiva.

3- Converse com seu contador

A obrigatoriedade do serviço contábil para uma empresa não é uma novidade. Toda movimentação financeira de um negócio depende do planejamento e insistência do contador para se manter organizado. Entretanto, é necessário que o empreendedor e a contabilidade estejam alinhados quanto a toda evolução e desempenho do negócio. Se algumas informações não são entregues da maneira que deveriam, a empresa pode estar tendo prejuízos e despesas desnecessárias. Além disso, se preocupe em possuir uma contabilidade consultiva, que é parceira do negócio e visa o desenvolvimento dela tanto quanto o empreendedor.

Para isso, conheça a Gomide Contabilidade. Nossa empresa se preocupa em ser o auxílio para o desenvolvimento do seu negócio e te manter atualizado sobre toda evolução dele. Quer conhecer mais um pouco sobre nosso escritório? Entre em contato com nossos especialistas e nos permita impulsionar sua empresa ainda mais!

Destaque em Blog