Blog Devo abrir uma nova empresa ou filial? 07 junho 2022

Todo sucesso de uma empresa depende dos investimentos feitos durante sua trajetória. Um desses investimentos pode incluir as decisões de onde aplicar o crescimento da empresa. Uma empresa pode crescer a ponto de ser necessário considerar a troca do espaço atual para um maior, ou abrir uma nova filial.

Entre essas duas opções, é importante comparar e analisar qual delas é mais vantajosa para sua empresa, e qual delas tem mais benefícios de acordo com o perfil do negócio.

Se a decisão sobre a expansão para uma nova filial for estratégica, é importante considerar se é melhor abrir uma nova empresa ou dividir as atividades. Para ajudar a tirar essa dúvida, a Gomide Contabilidade desenvolveu esse conteúdo que mostra as vantagens e desvantagens em abrir uma nova empresa ou filial.

Saiba a hora certa de expandir

Para o MEI, é importante analisar o teto de faturamento permitido a categoria. Quando esse limite aumenta, a empresa precisa se encaixar a um novo porte, regime tributário e outros detalhes importantes da legislação tributária do nosso país.

Para outros portes da empresa, o aumento do faturamento da empresa pode vir acompanhado de diversas novas adequações, inclusive sobre o local da empresa e novos investimentos sobre um maior alcance da marca.

Ressaltamos a importância do comparativo entre as opções. Todas elas possuem vantagens e desvantagens que podem afetar a empresa de origem consideravelmente.

Analise o momento ideal para expandir

Antes de saber os métodos é importante conhecer as razões. Os motivos que levam o empreendedor a considerar a expansão do negócio nesse nível precisam ter um embasamento maior do que a busca por mais lucro e faturamento.

Para identificar se é o momento para considerar esse investimento identifique na sua empresa:

• Pontos fortes e pontos fracos

• Dados dos últimos relatórios

• A preparação dos colaboradores

A partir daí podemos analisar como essa mudança vai ser aplicada na empresa.

Compare as opções

Como falamos antes, ambas as opções possuem vantagens e desvantagens. O interessante sobre a filial é justamente trazer essa expansão geográfica a uma empresa. Quando o objetivo é alcançar nossos públicos e levar a marca a novos lugares, pode ser interessante optar por esse modelo.

Esse modelo, funciona de forma independente da matriz. É a multiplicação da marca para outra região que opera com a mesma visão e objetivo da matriz, mas muitas vezes com uma equipe diferente e em outra localização.

Entretanto, uma nova filial exige uma gestão eficiente. Os colaboradores precisam estar alinhados com as características da matriz para não prejudicar a reputação da empresa. Além disso, existem muitas definições jurídicas e burocráticas que acompanham a extensão da empresa através da filial, para isso, converse com um especialista.

Já na opção de abertura de empresa, o empreendedor pode usar o acúmulo de experiências da empresa atual para desenvolver um novo negócio de acordo com os objetivos, com novas atividades, em um novo local e com novas definições.

É de extrema importância fazer esse comparativo de maneira mais profunda a fim de identificar os objetivos dessa expansão e como eles serão alcançados através dessas alternativas.

Busque um especialista

Para entender esse processo e as vantagens e desvantagens de cada um, é de extrema importância consultar um especialista da área. Existe muito mais burocracia nesses processos do que se pode imaginar. Para cada demanda ou variante, podem existir mais complicações que são passíveis de análise.

Se seu objetivo é fortalecer a sua marca e aumentar a participação dela na sociedade, uma contabilidade pode te ajudar. A abertura da empresa e os processos que acompanham o crescimento dela podem ser melhor resolvidos com uma equipe preparada.

Conheça a nossa forma de fazer contabilidade! A Gomide Contabilidade tem toda experiência de mercado necessária para fazer o desenvolvimento da sua empresa muito mais do que vantajoso. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e converse com um dos nossos especialistas.

Destaque em Blog