Como aumentar o faturamento da sua empresa: as melhores estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio
Toda empresa nasceu em busca do desenvolvimento financeiro. Essa busca acompanha uma série de estratégias feitas com o objetivo de aprimorar aquilo que chamamos de faturamento. Entretanto, mais do que o interesse financeiro, o faturamento serve para determinar características muito importantes de uma empresa como o regime tributário e o seu porte. Além disso, é através do faturamento que se observa a necessidade de mudar ou melhorar as estratégias de venda do negócio
Mas não confunda, faturamento não é a mesma coisa que lucro!
Quais as diferenças entre faturamento e lucro?
Faturamento é o valor que a empresa recebe por vendas em um determinado período. Esse valor é total, mesmo que seja direcionado a outros setores. Já o lucro é a soma dos valores que uma empresa recebe menos as despesas e os custos do produto (lucro = faturamento – despesas). Essa definição é importante para te ajudar a entender que mesmo que esses conceitos sejam diferentes, eles caminham juntos para o desenvolvimento de uma empresa. Saber a diferença entre o lucro e o faturamento ajuda a observar se sua empresa está crescendo ou não, dependendo da diferença do valor entre os dois.
Principais estratégias para aumentar o faturamento de uma empresa
Inovação
O mercado empreendedor está em constante mudança e adaptação. Para garantir que seu cliente também esteja interessado naquilo que a sua empresa oferece, é importante acrescentar novas ideias aos seus produtos ou serviços. Dessa forma, os clientes atuais perdem o interesse em buscar as novidades nos concorrentes que investem nessas ideias inicialmente.
Planejamento e diagnóstico
Sabemos que, o planejamento é uma das etapas mais importantes e determinantes para o sucesso de uma empresa. Entretanto, há planejamentos específicos que podem aumentar o faturamento de uma empresa. O plano de negócios, o planejamento tributário, os demonstrativos e diagnósticos financeiros são algumas ferramentas de análise que precisam estar em constante observação para aprimorar o desenvolvimento da empresa. Por isso, além de contabilizar as movimentações financeiras, analisar o passado e o presente do negócio pode ser o maior determinante para garantir um bom futuro no mercado empreendedor.
Precificação eficiente
Sabendo agora a diferença entre o lucro e o faturamento, fica mais fácil de calcular como precificar seu produto ou serviço de maneira que evite os prejuízos. Mesmo assim, é preciso estar atento a maneira como seus clientes se sentem a respeito dessa precificação. Um valor muito alto, por mais que aumente o faturamento e o lucro, pode desmotivar os clientes a continuar comprando na sua empresa. Manter um cliente e incentivar a sua permanência no seu negócio é muito mais vantajoso do que ir em busca de novos clientes, ou em um pior cenário, recuperá-los.
Leia também: 4 métodos para precificar serviços e produtos.
Relacionamento com o cliente
O cliente é de longe o pilar mais importante no faturamento da empresa. Levando em consideração que é a partir dele que se desenvolve um negócio, é preciso aumentar as vendas para aumentar o faturamento. Observe aquilo que sua empresa pode acrescentar aos clientes. Qual o diferencial da empresa? Quais estratégias devem ser estabelecidas para alcançar novos clientes? Invista em marketing, comunicação, pós-vendas e promoções que não somente levantam o interesse em comprar do seu negócio, como de indicar para outras pessoas.
E como se organizar agora?
Pode ser que ainda seja muito complicado alinhar todas essas definições agora. Seja como for, se sua empresa é grande ou pequena, estamos aqui para ser o suporte que você precisa para impulsionar suas vendas. Fica muito mais simples organizar as estratégias de venda quando tem alguém cuidando das burocracias para você. Aqui na Gomide Contabilidade, podemos ser um pouco dos dois: a consultoria para melhorar suas vendas e uma contabilidade que cuida dos seus sonhos como se fossem nossos.
Entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e melhore seu desempenho, empreendedor!