Blog

Cresce o número de empresas no Brasil em 2022

06 setembro 2022

De janeiro a julho, foram abertas mais de 1,3 milhões de empresas no

O ano de 2022 tem sido um grande destaque no número de novas empresas. O Brasil possui um grande número de negócios abertos entre janeiro e julho, e mesmo com o fechamento de empresas no mesmo período o saldo é positivo.

O Mapa de Empresas, boletim feito em junho deste ano, contém informações relevantes para entender com dados, porque o Brasil é o sétimo país com maior número de empreendedores do mundo. Além de dados sobre abertura de empresas, o mapa contém o tempo médio para abertura de empresas no Brasil. A média de horas para abertura de empresas é de menos de 48hrs.

Só em julho, mais de 317.000 empresas foram abertas no Brasil. E mais de 1,3M de empresas foram abertas no no país só no ano de 2022.De 2020 para cá, mesmo com a crise sanitária de Covid-19 o número de empresas cresce. Existem uma série de detalhes que podemos listar que explicam as razões que levam os brasileiros a investir na carreira empreendedora.

Necessidade

Como destacado acima, grande parte das empresas que hoje compõem os dados de abertura dos últimos anos foram abertas durante a pandemia. Em um cenário de incertezas, onde o desemprego era iminente, muitos brasileiros optaram por uma carreira independente, e essas partem principalmente dos negócios.

Perfil empreendedor

Atualmente, podemos perceber grandes atividades que antes eram consideradas informais com seu negócio formalizado. O sonho de empreender, ter a própria independência e administrar a própria fonte de renda é muito comum entre os brasileiros. O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2021, destaca o empreendedorismo como o terceiro maior sonho dos brasileiros, e isso só evidencia que por mais que existam pessoas investindo em atuar como empresa para estimular a renda, existem outros que enxergam o próprio negócio mais do que uma alternativa emergencial.

Praticidade

Incentivar o empreendedorismo no país tem sido uma alternativa para estimular essa área a ser uma das que mais movimentam a economia. Um exemplo disso é a criação do porte empresarial do Microempreendedor Individual e o regime tributário Simples Nacional, que são burocracias simplificadas para auxiliar a administração dos negócios para qualquer ramo de atuação.

Conclusão

Mesmo com grandes crises e ameaças externas no mercado, ser empreendedor no Brasil pode ser recompensador. A independência e o controle são propostas interessantes para atuar no mercado que segue em expansão diariamente. Não exite em iniciar a carreira empreendedora. As ferramentas para abrir um negócio de forma prática e rápida estão disponíveis para todos os brasileiros, portanto, não tenha medo de arriscar. Para saber mais sobre abertura de empresas, acesse nosso site e planeje sua jornada empreendedora!

Destaque em Blog