De acordo com dados de pesquisa, 50% das empresas fecham após o primeiro ano. Muitas vezes, existe uma resistência em abrir o próprio negócio por receio em participar dessa estatística e sofrer grandes prejuízos por um negócio que nem se desenvolveu completamente. Entretanto, existem maneiras de impedir o fracasso do negócio e a principal é: conhecimento.
Interromper as operações de uma empresa é uma consequência de muitas outras decisões tomadas anteriormente. Existem uma série de fatores que influenciam nesse resultado e hoje, conheceremos alguns desses fatores e como impedir que sua empresa quebre. Acompanhe a seguir!
Falir não é o mesmo que quebrar
Como falamos anteriormente, grande parte das empresas fecha já em seus primeiros anos de atuação no mercado. Nem sempre, a decisão de interromper as operações significa que a empresa faliu. Isso porque, se após uma análise de resultados for identificado que a empresa não possui condições de continuar com suas operações, significa que ela quebrou. Se a decisão de fechar a empresa for adiada após essa análise ou prosseguir com investimentos arriscados ela provavelmente vai falir.
Como evitar a quebra da empresa?
Falta de organização é o principal motivo que desencadeia o fim de uma empresa. Uma gestão eficiente é o mais importante passo para garantir que tudo está alinhado e evita prejuízos futuros.
Uma gestão eficiente é um pilar importante na permanência da empresa. É a partir dos cuidados, a curto e longo prazo, que a empresa traça seu caminho para o sucesso. Esses cuidados estão desde a abertura da empresa até grandes decisões no futuro. Essas, devem ser muito bem calculadas, indiferente do porte empresarial.
Ferramentas de gestão
Reforçamos a importância em utilizar ferramentas de gestão financeira na rotina empresarial. Uma gestão financeira que opera corretamente pode diminuir consideravelmente os riscos de uma empresa falir. As ferramentas de fluxo de caixa e capital de giro são essenciais para monitorar o crescimento da empresa e prever os possíveis prejuízos.
Relatório e diagnóstico
Que a organização é importante nós já sabemos. Mas, às vezes, a falha pode partir de um setor que não tem a atenção necessária para ser melhor aproveitado. Para evitar essas falhas, é necessário ter controle de todos os relatórios e diagnósticos financeiros e contábeis da empresa. Só com eles, é possível direcionar mais cuidado nas áreas financeiras, já que entender o parâmetro que a empresa se encontra é muito importante para definir os próximos passos.
Conheça sua empresa.
Entenda sua empresa, seu desempenho, seus concorrentes e o mercado. São essas análises internas e externas que ajudam a determinar onde é necessário investir quais são os pontos da empresa que merecem uma maior atenção ou investimento.
De todas as análises da empresa, considere o local, o quadro de funcionários, as etapas criativas e estudo do mercado. Se inspire em empresas de sucesso no seu ramo, aprenda!
Busque uma Contabilidade
Todas as alternativas que impulsionam e ajudam a desenvolver o negócio de alguma forma funcionam como engrenagens de uma grande máquina que é a empresa.
A combinação de todos esses fatores funcionam individualmente mas também atuam em conjunto, trazendo a ideia de unidade ao negócio, assim como todos os sistemas que são implantados nele: O controle das contas a pagar e receber, o controle de fluxo de caixa e o capital de giro e, principalmente, sua contabilidade.
A contabilidade eficiente atua como grande fator de desempenho para a empresa. Um bom serviço evita multas por inadimplência e direciona o negócio para bons caminhos graças à economia e conhecimento do contador.
Por isso, é importante que todo planejamento da empresa inclua um bom serviço contábil, que também pode agregar uma gestão financeira. A Gomide Contabilidade possui experiência de mercado e muito conhecimento estratégico para evitar que sua empresa seja prejudicada no futuro. Entre em contato com nossos especialistas e conheça nossos serviços agora mesmo!