Blog Conheça os relatórios mais importantes de uma empresa 28 abril 2022

Conheça os relatórios mais importantes de uma empresa

Você sabia que os relatórios são uma ferramenta para que o empreendedor entenda tudo que acontece financeiramente na empresa?

Para uma gestão eficiente, é necessário que todos os detalhes sobre o negócio estejam bem definidos e sejam apresentados ao empreendedor com frequência. Sem esse controle, é impossível saber se a empresa está se desenvolvendo de forma saudável ou não.

Para entender um pouco sobre como o controle da empresa pode partir dos relatórios, preparamos esse conteúdo para ajudar os empreendedores que buscam entender a importância desses documentos e quais deles são obrigatórios. Acompanhe a seguir:

Quais os principais relatórios obrigatórios da sua empresa?

Por mais que aparentemente os relatórios obrigatórios sejam vistos como um dever unicamente, eles podem ser uma ótima maneira de diagnosticar o crescimento do seu negócio. É claro, a obrigatoriedade desses documentos pode varia entre o regime tributário e o porte da empresa, mas os principais e mais importantes documentos obrigatórios a serem apresentados ao governo são:

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é feito para identificar a posição da empresa a respeito de seus bens, direitos e deveres. A diferença do Patrimônio Ativo para o Patrimônio Passivo resulta no Patrimônio Líquido. Isso auxilia a entender essa posição do empreendimento dentro do período determinado pelo balanço. Esse relatório é uma ótima ferramenta para entender como a empresa se encontra em determinado período e o quanto ela cresceu. Se houve prejuízo ou lucro, identificamos no BP.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

É um detalhamento da resposta de um exercício na empresa — se foi lucrativo ou teve prejuízo — onde se faz um comparativo das despesas e/ou custos com resultados das atividades positivamente ou negativamente. O DRE deve ser apresentado anualmente. Contudo, existem normas a serem executadas para montar a estrutura desse demonstrativo. Um cálculo a respeito de toda movimentação é feito para chegar no LLE, o Lucro Líquido do Exercício, parte final deste relatório e o cálculo filtrado em seu máximo. Para saber o que a empresa tem, consultamos o Balanço Patrimonial, mas para saber a eficiência analisamos o DRE.

Como utilizar outros relatórios para monitorar o desempenho da empresa

Além dos relatórios apresentados anteriormente, existem os relatórios não obrigatórios, que podem ser extremamente vantajosos para o desenvolvimento financeiro do negócio. É a partir desses relatórios que é possível ter um maior monitoramento do desempenho financeiro da empresa e, além disso, implementar novas estratégias para melhorar ainda mais esse desempenho. Entre os principais relatórios não obrigatórios temos:

Fluxo de Caixa

É uma análise de toda movimentação financeira de uma empresa dentro de um período. Todo e qualquer valor financeiro que entra ou sai, é aplicado ou direcionado a alguma coisa e deve ser relatado nesse fluxo de caixa, que serve para se ter um controle de absolutamente todo dinheiro que passou pela empresa nesse período em que foi analisado.

Relatório de Valor Adicionado

Tendo em mente que o valor não é apenas um conceito financeiro, a demonstração de valor também vai além dessa ideia, só que de uma maneira diferente. Esse demonstrativo relata as riquezas adquiridos em determinado período e como elas agregaram valor à sociedade e a economia de forma generalizada. Além de apresentar o lucro da empresa, se apresenta o impacto social dessa empresa e se o retorno dele à sociedade foi positivo.

Preciso de um contador para fazer esses relatórios para minha empresa?

Sim! Além de assinar os documentos obrigatórios antes de entregar ao governo, o conhecimento do contador garante que todas as informações a respeito dos relatórios estejam corretas.

Entretanto, uma contabilidade ainda mais eficiente garante que o uso desses relatórios de maneira estratégica para promover o sucesso da empresa. Esse cuidado na entrega dos seus documentos e planejamento estratégico para economia e desenvolvimento do seu negócio, são especialidades da Gomide Contabilidade.

Nossos mais de 50 anos de atuação em Brasília nos permitem entregar experiência, segurança e serviço na sua contabilidade. Quer saber como administrar seus relatórios de maneira eficiente conosco? Entre em contato com a nossa equipe e conheça tudo que podemos fazer para o sucesso da sua empresa!

Destaque em Blog