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O que significa empreendedorismo social

18 outubro 2022

Atualmente, existe uma grande preocupação na constituição das empresas. Empreender significa responder uma necessidade da sociedade com uma inovação e por isso, os negócios promissores nascem como a resposta para algum problema social.

De maneira mais profunda a essa resposta, algumas empresas são estruturadas para atender um público ou solucionar um problema social específico, seja de gênero, sustentabilidade, desigualdade social etc. Chamamos os negócios que agregam valor social para a população de empreendedorismo social e é sobre esse modelo que vamos falar hoje.

O que é empreendedorismo social?

Empreendedorismo social significa desenvolver e estruturar negócios que atendem alguma demanda na sociedade. Esse modelo pode ter como principal fonte de receita doações da população ou do Estado, mas opera em forma de negócio que também é rentável.

Uma das dúvidas frequentes sobre esse modelo é onde e como ele se difere da responsabilidade social de uma empresa. É simples: O tópico que separa o empreendedorismo social das outras categorias é o lucro. A responsabilidade social de uma empresa não depende de como ela lucra. Pode ser promovendo mais igualdade dentro da empresa ou fazendo campanhas de doação durante o ano, esse é o papel de todo negócio independente do tamanho ou modelo.

Já o empreendedorismo social é completamente direcionado para atender uma demanda para áreas específicas como as que mencionamos acima. Além disso, parte de seus lucros pode servir de incentivo à solução desses problemas. Ou seja, independente das campanhas de doação, o empreendedorismo social possui variações de receitas com produtos e serviços oferecidos pelo negócio, que podem ou atingir as áreas sociais de interesse ou servir como fonte econômica para dar um suporte nessas áreas.

Exemplos de empreendedorismo social

Existem diversos negócios atuais que se preocupam em agregar valor à sociedade independente do custo.

  • Sustentabilidade

Um dos maiores exemplos de modelos de negócio sociais são os que têm como principal objetivo promover produtos ou serviços voltados para a sustentabilidade. Essa é uma grande preocupação atual e pode ter um bom desempenho pois cada dia mais a população se preocupa com a causa.

  • Igualdade de gênero

Muitos negócios promovidos por mulheres para mulheres trazem principalmente a resposta para atuação feminina em espaços não ocupados por elas devido a discriminação de gênero. Além disso, ações e capacitações voltadas para combater a desigualdade de gênero podem ser incluídas nos negócios a fim de trazer maior impacto interna e externamente.

  • Desigualdade social

Negócios que promovem suas atividades ou produtos para públicos socialmente vulneráveis também possuem uma resposta interessante. Abranger essa área significa promover mais igualdade à públicos que não tem os mesmos alcances e oportunidades que boa parte da população.

Além disso, propostas de saúde e capacitação possuem um impacto positivo e atendem demandas tão relevantes quanto as outras.

Como trazer mais soluções sociais para sua empresa?

Mesmo que sua empresa já seja constituída e abrir um novo negócio não seja uma possibilidade, sua empresa pode ter propostas de valor social interessantes para serem trabalhadas internamente. Para todos os casos são propostas interessantes:

  • Promover maior participação feminina em cargos relevantes na empresa;
  • Tornar a empresa mais sustentável;
  • Direcionar parte dos lucros à instituições ou ações alinhadas com a visão da empresa;
  • Promover um ambiente diverso e livre de preconceitos ou discriminação;
  • Unir parcerias que tenham os mesmos valores do seu negócio;
  • Buscar inovações e soluções com um impacto positivo socialmente.

E muitos outros!

Conclusão

O futuro dos negócios inclui inovações que atendam essas demandas que foram abordadas no artigo acima. Independente de qual modelo de interesse para se adaptar ao social, buscar essas respostas pode ter um impacto positivo para a empresa, seja na busca por seus objetivos ou na maneira que o negócio se desempenha no mercado.

Agora, se o objetivo for exercer o empreendedorismo social o mais importante é manter a ideia de que o lucro nunca vai ser a prioridade nesses casos, e sim as causas sociais. De qualquer forma, o primeiro passo é entender qual a resposta do seu negócio na sociedade e como a vida das pessoas pode ser impactada pela sua inovação.

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