Com o crescimento, aprimoramento e a popularização de novas tecnologias abrir um negócio digital ficou mais fácil. Apesar de alguns custos terem caído, o planejamento, a pesquisa e análise do mercado ainda são pontos essenciais para criar uma empresa e, muitas vezes, essas tarefas são esquecidas pelos empreendedores.
Se por alguns instantes você pensou “montar um negócio online é muito complexo”, vamos te mostrar que essa é apenas uma crença limitante que restringe as suas ações. Dessa forma iniciamos as dicas sendo o primeiro passo é mudar o seu mindset e acreditar que é realmente possível desenvolver e ganhar dinheiro com essa nova empreitada.
Existem vários bons motivos para você decidir montar seu negócio digital. Entre eles podemos citar:
- Flexibilidade de horário;
- Possibilidade de ganho de escala;
- Baixo custo de investimento;
A seguir listamos algumas dicas
Tenha um objetivo
Logo ao decidir montar um negócio digital tenha em mente onde quer chegar, em quanto tempo e principalmente o escopo do negócio. Dessa forma, você poderá tomar decisões mais assertivas que o façam chegar no destino planejado. Essa é uma daquelas dicas válidas tanto para negócios quanto para a vida como um todo!
Aprenda com os grandes playes do mercado
Nessa fase inicial de indecisão é interessante ver como os grandes negócios digitais atuam. Essa é uma forma de aprender com quem já atua no mercado e pode oferecer informações valiosas para quem está começando diminuindo assim as possibilidades de falhas e enganos.
Conheça o mercado
Diretamente relacionado com o tópico anterior, conhecer o mercado significa entender em qual terreno está entrando, uma vez que o mercado digital está em constante expansão nos últimos anos. Apesar de existir espaço para todos, pois cada um possui um diferencial e público-alvo diferenciado, é sempre bom entender como é a concorrência para analisar como eles chegaram nos resultados que hoje possuem. Afinal, todo mundo começa do zero!
Desenvolva um upsell e um dowsell
Upsell É um termo em inglês que não tem uma tradução literal para o português, mas que podemos definir como “vender a mais”. Essa é uma estratégia de vendas que tem como foco melhorar a experiência do comprador com a sua marca, produto ou serviço, e ainda aumentar suas vendas.
Basicamente, um upsell consiste em melhorar a compra inicial do seu cliente. É como se você criasse uma oportunidade para a pessoa adquirir um item mais completo do que aquele que ela já tinha escolhido.
Por exemplo:
Imagine que você está no supermercado e precisa comprar sabão em pó. Primeiro, você vê um pacote de 1 quilo que custa 12 reais e decide levá-lo.
Porém, depois o vendedor te oferece um pacote de 2 quilos que custa 18 reais.
Dowssel como o próprio nome indica, down-sell é a redução da proposta de serviço ou a redução do valor e qualidade do produto. Mas você se pergunta, porquê fazer isso? Porque em casos extremos em que o seu cliente está desistindo da compra ou do serviço por entender que o custo está acima do que ele pode pagar.
Muitas empresas agem dessa forma, quando você tenta cancelar um plano mensal de celular, internet e Tv a cabo por exemplo. As empresas sempre acabam te oferecendo no último momento uma saída vantajosa e que quase sempre nos convence a permanecer como clientes.
Crie um Infoprodutos
Uma outra maneira de ser um empreendedor digital é trabalhando com infoprodutos. que são materiais no estilo e-book, infográficos e até videoaulas e servem para educar um mercado sobre um assunto especifico. A internet, hoje em dia, e uma das principais fontes de pesquisas. Por isso, sempre alguém está procurando como aprender algo.
Se você é especialista em algum assunto pode ser a excelente maneira de começar a lucra com o seu conhecimento.
Tenha um bom planejamento
Visto que, de acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, uma em cada quatro empresas desse tipo fecham as portas logo depois de começar as atividades, ter um bom planejamento é requisito fundamental para abrir uma empresa digital.
Esse plano deve incluir as diferentes possibilidades de busca de recursos e a definição das necessidades de capital e das metas do empreendimento.
Tudo isso levando em consideração o valor dos tributos, a folha de pagamento, os pró-labores e as despesas fixas e variáveis da empresa.
Por essa razão, é imprescindível contar com um profissional da contabilidade que ajude a manter as finanças em dia e auxilie na avaliação de possíveis investimentos que façam o negócio crescer.
Essas são algumas dicas e tão importante quanto colocar a ideia em prática é analisar as ações para ver se estão gerando o resultado esperado. Afinal, você está investindo o seu dinheiro nesse empreendimento.
Caso tenha alguma dúvida relacionado a abertura da sua empresa digital entre em contato conosco.