Blog Contabilidade para Atacados 14 abril 2022

 

Que a contabilidade é essencial para o desenvolvimento de uma empresa você já sabe. Mas você sabe como funciona o serviço contábil para um atacado? Sabe como a contabilidade é direcionada a essa categoria? Nesse artigo vamos te ajudar a entender que os atacados tem sua própria forma de administração contábil e como aplicar essa administração de maneira eficiente.

Qual a importância da contabilidade para atacados?

A contabilidade para atacados é muito necessária para as empresas do setor. Isso porque todas as áreas de um atacado exigem uma enorme atenção quando se trata da gestão das finanças, dos tributos e todo parâmetro financeiro da empresa.

Sabemos, que um dos principais objetivos da contabilidade é assegurar que as empresas obtenham uma gestão mais eficiente dos seus recursos. Ou seja, o objetivo é que com auxílio da contabilidade, as empresas possam obter a redução de custos e manter a conformidade legal, fiscal e trabalhista.

Conheça o comércio atacadista

O comércio atacadista se destaca na maneira de atuar com grandes quantidades e preços menores, tendo por objetivo a revenda de produtos para pessoas jurídicas. Desse modo, existem três tipos de comércio atacadista, que são:

Comerciantes atacadistas

Nesta modalidade, o atacadista compra grandes quantidades de produtos para revendê-los em lotes menores, obtendo uma margem de lucro. Apesar de não fabricar os produtos que comercializa, possui um amplo conhecimento sobre os mesmos e seu potencial de vendas.

Agentes ou Corretores

Já nesta modalidade, os agentes/corretores são responsáveis por realizar as negociações para garantir que o atacadista obtenha o melhor preço possível. De fato, estes não possuem a mercadoria e recebem uma comissão pelas vendas que negociam.

Vendas e distribuição para manufatura

Esta modalidade funciona mais próxima do fabricante, pois são equipes de vendas que representam esses fabricantes no lançamento de produtos no mercado de atacado.

Tendo em vista a complexidade das atividades desenvolvidas pelo comércio atacadista, os serviços de assessoria contábil são imprescindíveis. Sem dúvida, estes podem garantir a assertividade das ações implementadas, bem como a conformidade fiscal e trabalhista.

Principalmente por ser responsável por realizar a apuração de tributos e a geração de informações estratégicas para tomada de decisão gerencial.

O que a empresa ganha com a contabilidade para atacados

A contabilidade quando inserida no contexto empresarial, se apresenta como a maneira mais eficaz de melhor administrar os lucros e cuidar das obrigações fiscais de um negócio. Quando o negócio em questão é responsável por prestar serviços e vender para outras empresas, essa responsabilidade se multiplica.

Entretanto, para entender mais sobre as vantagens de ter uma contabilidade eficiente para seu atacado vamos destacar alguns aspectos que são essenciais e enfatizam a necessidade desse serviço para essa categoria

São eles:

1 – Otimize a gestão estratégica com a contabilidade para atacados

Um dos grandes benefícios que a contabilidade gera para o seu negócio é a geração de relatórios com informações precisas e em tempo real. Por exemplo, a partir de uma das principais demonstrações contábeis, que é o balanço patrimonial.

Com este relatório a empresa obtém informações essenciais sobre o desenvolvimento da empresa:

  • Informações sobre o patrimônio da empresa;
  • Valor dos estoques;
  • Fornecedores a pagar;
  • Clientes a receber, dentre outros.

Além disso, permite desenvolver uma análise dos custos de produção com levantamento dos gastos com colaboradores e empresas terceirizadas. Sem dúvida,são informações importantes para aumentar a lucratividade da empresa de forma assertiva.

2 – Garanta o desempenho financeiro com a contabilidade para atacados

A contabilidade para atacados melhora a saúde financeira da empresa de forma extremamente satisfatória. Através dela, a empresa obtém informações confiáveis para a tomada de decisão, bem como reduz os custos tributários e financeiros do seu negócio.

Sem dúvida, a contabilidade atua junto com a empresa para obter créditos com as melhores taxas de juros, bem como os investimentos ideais para o seu tipo de negócio. Já no que se refere à apuração dos tributos, a contabilidade realiza a apuração adequada dos mesmos.

Desse modo, viabiliza que a empresa recolha os tributos devidos calculados de forma assertiva, além de evitar que pague impostos além dos valores corretos. Isto porque a área tributária é muito extensa e envolve:

  • Diferentes regimes tributários;
  • Aproveitamento de créditos;
  • Isenções;
  • Redução de alíquotas.

Tendo isso em vista, fica fácil perceber a necessidade dos serviços contábeis para garantir a otimização dos processos e a obtenção de vantagens financeiras.

3 – Assertividade na escolha do regime tributário

A escolha do regime tributário é uma das maiores responsabilidades da contabilidade para atacados, visto que define quais as normas tributárias serão aplicadas pela empresa.

Para realizar a melhor escolha para a sua empresa é preciso levar em consideração as características do seu negócio. Muitas vezes as empresas adotam o Simples Nacional por este oferecer as menores alíquotas e reduzidas obrigações acessórias.

Contudo, cabe à contabilidade desenvolver uma análise do seu negócio tendo em vista também os regimes do Lucro Real e Lucro Presumido. Uma vez que cada um apresenta características diferenciadas e proporcionam tanto vantagens quanto desvantagens.

Uma análise criteriosa para escolha do regime tributário deve ter em vista os impactos que a forma de tributação gera para o negócio. Além disso, é preciso lembrar que uma vez escolhido o regime tributário, não pode ser alterado no decorrer do ano calendário em vigor.

4 – Mapeamento de informações e controle de documentos

Cabe a contabilidade para atacados fazer o processo de transformação dos dados brutos em informações precisas, confiáveis e em tempo real para o seu negócio. Desse modo, garante a aplicação da técnica contábil adequada às necessidades da empresa.

Com isso, pode gerar relatórios com informações úteis e de fácil entendimento para permitir a tomada de decisão gerencial de forma estratégica para o crescimento do seu negócio.

É importante salientar que além das informações, a contabilidade também garante a guarda dos documentos obrigatórios pela empresa de acordo com a legislação em vigor. Sem dúvida, isso é de extrema importância, pois evita o extravio de documentos, tais como:

  • DANFE de notas fiscais;
  • Documentos trabalhistas;
  • Notas fiscais eletrônicas;
  • Contratos e acordos, dentre outros.

Portanto, é fácil perceber como a contabilidade para atacados é essencial para garantir o cumprimento das questões fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Além disso, oferece soluções específicas para os problemas da sua empresa.

O que a contabilidade para atacados faz pelo seu negócio

Saiba que a contabilidade para atacados exerce diversos serviços para o seu negócio, sendo que podemos destacar os seguintes:

  • Abertura de empresas de atacado oferecendo apoio para todo o processo de abertura do seu negócio, desde os aspectos legais aos burocráticos;
  • Elaborar o Planejamento Tributário com profissionais capacitados para desenvolver esse plano tributário conforme o seu negócio;
  • Desenvolver o BPO Financeiro de modo a organizar as atividades internas da sua empresa, orientando nos procedimentos financeiros e burocráticos;
  • Realizar o controle das notas fiscais a partir da análise dos procedimentos de compra e venda do seu negócio. A partir do que é possível verificar a existência de erros e mantê-las disponíveis e organizadas para consultas;
  • Apurar os resultados obtidos pela empresa seja por unidade de negócios, mix de produtos e área utilizada;
  • Realizar reuniões mensais e trimestrais para avaliação dos resultados obtidos e orientação para novos investimentos e crescimento do negócio;
  • Desenvolver uma análise criteriosa do custo tributário das atividades realizadas, bem como otimizar o controle de estoque e inventários com melhor aproveitamento dos recursos;
  • Orientar e executar a correta escrituração fiscal, bem como apuração e emissão de guias de impostos;
  • Orientação e apoio para elaboração da folha de pagamento e benefícios, bem como esclarecimentos sobre toda a legislação trabalhista para o ramo atacadista;
  • Melhor aproveitamento dos benefícios e incentivos fiscais para o setor atacadista, bem como a recuperação de créditos.

Gomide Contabilidade

Apresentamos informações detalhadas a respeito da contabilidade para atacados, destacando os benefícios e vantagens que a sua empresa obtém com essa prática. Além disso, é importante salientar que é um fator decisivo para o crescimento do negócio.

Vale acrescentar, que a melhor administração contábil também depende da escolha do melhor escritório para sua área.

A Gomide Contabilidade é um dos mais renomados e respeitados escritórios do DF, possuindo em sua carteira empresas de todos os portes, prestando serviços de forma eficiente, contando com colaboradores altamente especializados e motivados. Além disso, a contabilidade para atacados é nossa especialidade!

Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre o que temos para oferecer para a sua empresa.

Destaque em Blog