Entre os modelos de compra e venda de uma empresa, o empreendedor pode esbarrar com um conceito muito comum no mercado: o B2B e o B2C. Essas letras compõem um modelo de distribuição de um produto através do consumidor final, ou seja, quem recebe o produto/serviço. Os modelos de negócio B2B e B2C determinam quem é este consumidor para assim determinar as estratégias que serão assumidas em cada caso.
A seguir, iremos conhecer esses dois modelos e como suas estratégias tem um impacto direto no desenvolvimento comercial dos negócios.
O modelo B2B
Em suma, o B2B significa “business to business”, ou seja, de empresa para empresa. Dessa forma, o B2B opera onde uma empresa faz de seu consumidor final uma pessoa jurídica. As empresas geralmente buscam serviços B2B para implementar novas soluções ou investir em produtos ou serviços que vão elevar o nível de entrega daquele negócio de alguma forma.
Entre modelos de B2B comuns temos os atacados e as big techs. O B2B têm se tornado cada vez mais vantajoso para grandes empresas porque gera mais eficiência nos processos internos, aumenta a competitividade da empresa e impulsiona o seu crescimento. Esse modelo envolve a venda de produtos ou serviços de uma empresa para outra, em vez de vender diretamente para o consumidor final.
O modelo B2C
Por outro lado, o modelo B2C significa “businesse to customer”, ou seja, negócio para o consumidor. Dessa forma a entrega final do produto ou serviço vai diretamente para um cliente pessoa física. Esse é o modelo que busca atender pessoas físicas e entre as suas vantagens temos a agilidade de processos, a entrega próxima do cliente e a diversidade de clientela.
O B2B no atacado
Em suma, os modelos de negócios B2B oferecem uma série de vantagens para grandes empresas, incluindo eficiência operacional, parcerias estratégicas, acesso a novos mercados, customização, redução de riscos, análise de dados avançada, foco no cliente e potencial de crescimento sustentável. Ao adotar e investir em estratégias B2B bem planejadas, as grandes empresas podem fortalecer sua posição no mercado e impulsionar o sucesso a longo prazo.
Contudo, para empresas atacadistas, o modelo B2B trabalha atendendo empresas B2C terceirizando os produtos. Um atacado que atende pequenas empresas impulsiona o pequeno comércio, gerando valor e relevância no mercado empreendedor em todo país.
Por isso, o mercado atacadista tem crescido cada vez mais no país. A cada ano o desempenho desse setor aumenta, demonstrando o resultado da atividade como um parceiro relevante de outras empresas, grandes ou pequenas.
Conclusão
O segredo para manter uma boa estratégia B2B é buscando os parceiros certos. O atacado como protagonista do modelo empresa para empresa mostra cada vez mais a necessidade de explorar as vantagens desse setor. Para isso, uma boa assessoria e acompanhamento contábil e financeiro são essenciais.
A Gomide COntabilidade há mais de 50 anos atua ajudando empresas atacadistas do DF a crescerem. E o resultado disso? Os maiores atacados do DF são nossos parceiros. De negócio para negócio, queremos impulsionar as empresas que buscam nossos serviços. Se quiser fazer parte desse time, clique aqui e saiba mais!