Blog

Atacado e indústria: entenda as diferenças

18 julho 2023

As grandes empresas do nosso país muitas vezes são confundidas entre si. Distribuidora, atacado e indústria não significam a mesma coisa. Existem diversas definições para cada tipo de negócio, e para atacado e indústria isso não seria diferente. Em suma, esses dois modelos, que são negócios em grande escala, por mais que sejam diferentes caminham juntos no processo de distribuição de um produto ao consumidor. Por isso, para entender as maiores diferenças dessas grandes empresas, preparamos um conteúdo completo sobre o que difere um atacado de uma indústria. Acompanhe a seguir!

 

O que é um atacado?

 

Resumidamente, um atacado é uma grande empresa que vende uma diversidade de produtos. O atacado armazena e comercializa produtos em grande escala – ou em grandes quantidades. Por isso, os espaços de um atacado precisam ser grandes, e os fornecedores devem oferecer quantidades maiores de produtos para a venda nesses locais.

 

Por algum acaso, você já deve ter visto um atacado de alimentos na região onde mora. Isso porque o atacado de alimentos é um modelo comum entre os mais diversos no país. Esse modelo geralmente é o fornecedor de matéria prima de lojas ou empresas de alimentos, que compram os ingredientes em maiores quantidades de um atacado por um preço menor do que se fossem em escala de varejo.

 

Saiba mais sobre atacadistas aqui.

 

O que é uma indústria

 

Por sua vez, a indústria é a empresa responsável pelo processo anterior ao do atacado, onde o produto é fabricado. A indústria muitas vezes pode ser uma fabricante de produtos muito específicos, enquanto o atacado pode receber produtos de diversas indústrias. Por exemplo, uma indústria de cosméticos fabrica os produtos, e logo após distribui para um atacado comercializá-lo.

 

A principal diferença entre o atacado e a indústria é o sistema de distribuição de um produto. Enquanto os atacadistas são grandes fornecedores de produtos, a indústria fabrica esses materiais.

 

A distribuidora

 

Para conectar esses dois grandes negócios, existe a distribuidora. Como o próprio nome denuncia, a distribuidora é responsável pela alocação dos produtos através de um processo logístico que envolve burocracia, diversidade de equipe e, claro, transporte.

 

Vantagens de um atacado

 

Em suma, quando falamos de atacados e indústrias estamos falando de duas grandes formas de empreender. Essa grandeza significa a escala de atendimento desses dois modelos, que muitas vezes é feita na metodologia B2B – de empresa para empresa, onde os atacados e indústrias fornecem os produtos para empresas menores comercializarem. Mesmo conectadas, indústria e atacado são modelos muito diferentes de atuação no mercado empreendedor. Mesmo assim, cada um desses métodos de atuação podem ser vantajosos ou desvantajosos. Entre as vantagens de um atacado temos:

 

 

Como mencionado anteriormente, o setor atacadista está em constante crescimento. Aqui no DF, os atacadistas cresceram 18% apenas no ano passado. Essas estatísticas são resultados do bom uso de benefícios fiscais disponíveis na região para atacadistas.

 

Poetanto, se quiser conhecer os atacados do país e fazer parte desse modelo em crescimento, não perca tempo e busque especialização de quem entende. A Gomide Contabilidade acumula mais de 50 anos de atuação no setor atacadista do DF. Se quiser conhecer nossos serviços, acesse o site e fale com um especialista agora mesmo.

 

Destaque em Blog