Até pouco tempo atrás, o comércio atacadista, tinha poucas preocupações para se manter e ter sucesso neste setor, produtos de qualidade e com preços razoáveis, era uma forma de garantir o lucro e a estabilidade nas vendas.
Porém, os tempos mudaram e é necessário se adaptar ao novo modelo de mercado, que está mais dinâmico e um pouco mais complexo de administrar. Manter a lucratividade e a fidelidade de seus clientes tornou-se o foco.
Para isso, vamos dar algumas dicas para você conhecer, se organizar e encarar as novidades do mercado atacadista, são elas:
Conheça seu negócio
Você deve estar pensando, mas eu já conheço o meu negócio! Mas é sempre bom estar atento a alguns detalhes e nas mudanças que estão ocorrendo. Primeiramente, você deve mostrar aos seus fornecedores e consumidores, que não conhece apenas o produto ou serviço oferecido, mas, que tem o conhecimento das necessidades e ameaças do mercado, valores, principais concorrentes, entre outros fatores que poderão auxiliar, para que você consiga atingir seus objetivos, tendo como base, dados reais, seguros e confiáveis.
Amenize as falhas utilizando a tecnologia
O gerenciamento dos produtos do estoque que vem dos fabricantes, para depois serem realizadas as distribuições para as empresas, se dá através dos documentos manuais e planilhas, porém, o uso da tecnologia, está cada vez mais ganhando espaço neste mercado. Ela serve para garantir a entrada, registro e monitoramento dos produtos. Um dos softwares mais utilizados para a gestão dos produtos são o ERPs (sistema de gestão empresarial), onde todos dentro da empresa conseguem acessar as informações dos produtos em um só lugar, garantindo a facilidade na identificação dos produtos, gerenciamento do estoque, maior confiabilidade nas informações e colabora com a redução de custos.
Aumente sua rede de contatos
Um trabalho bem feito é visto de forma positiva no mercado e como consequência, uma leva de clientes satisfeitos. Esta rede pode proporcionar novos contatos comerciais, novas parcerias de negócio, seja ela, uma indicação ou como uma referencia neste setor.
Faça controle de estoque e otimização na margem de contribuição
É preciso estar atento a estas duas questões para que as vendas no atacado tenham uma maior lucratividade. Para ter um fluxo de caixa sob controle é preciso levar em consideração o prazo de estocagem dos produtos, tempo permitido de armazenamento e ter o conhecimento dos produtos que mais giram no estoque, são algumas formas de evitar despesas em excesso e perdas nas vendas. Para isso, também é necessário, realizar o calculo da margem de contribuição, que incluem itens vendidos, rotas e distâncias percorridas, para dessa forma, possa avaliar o que é capaz de cobrir as despesas e gerar retorno para o seu negócio.
Fidelize seu cliente
No comércio atacadista, existe uma grande pressão por parte de seus clientes em ter seus produtos com qualidade. Alguns outros pontos, como: credibilidade, confiança e eficácia, atenção e cordialidade, são elementos essenciais para uma parceria de sucesso. Outra forma é realizar a capacitação interna e oferecer bônus e comissões aos funcionários que conseguirem alcançar suas metas. Assim é possível tornar uma motivação para a equipe e sendo refletida diretamente na compra dos produtos pelos seus clientes.
Gostou das nossas dicas? Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe, estamos prontos para atendê-lo.