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Análise de swot para empresas

15 agosto 2022

É muito importante que seja feito um bom planejamento para toda e qualquer tomada de decisão empresarial. Para que esse planejamento seja eficiente, existem algumas ferramentas que podem ajudar a evitar decisões que prejudiquem o negócio. Uma dessas ferramentas é a análise e a análise de SWOT.

Para fazer uma análise de SWOT, é preciso antes de tudo conhecer sua empresa. O que opera corretamente e o que necessita de ajustes? Seja como for, se a ideia é expandir o negócio, fazer novos investimentos ou se preparar para novos cenários, considere uma análise de SWOT.

No artigo a seguir, falaremos mais sobre como implementar essa metodologia na rotina de decisões do seu negócio.

O que é a análise de SWOT?

A análise ou matriz de SWOT é uma espécie de detalhamento de parâmetros internos e externos da empresa. Seja para um novo investimento ou para analisar a posição da empresa no mercado, essa ferramenta observa suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

SWOT vem do inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

Cada um desses aspectos ajuda a planejar de maneira estratégica a trajetória da empresa a curto e longo prazo. Mas o que são esses aspectos?

Forças

Esta é uma das análises internas da matriz de SWOT. As forças são o impacto positivo de atividades ou iniciativas da empresa. Para conhecê-las, observe entre outras coisas:

O diferencial sobre os concorrentes;

Onde estão os acertos da equipe;

A empresa possui clientes fiéis? Se sim, por que?

A resposta dessas perguntas é a identificação das suas forças, e é a partir delas que a empresa se protege das ameaças externas.

Fraquezas

As fraquezas da empresa também são identificadas internamente. É a partir dela que podemos analisar aquilo que precisa de uma atenção maior. Para entender suas fraquezas se pergunte:

Qual setor da empresa possui mais dificuldade de se desenvolver?

Os colaboradores estão bem capacitados?

Os sistemas operam corretamente?

Por que a empresa perde clientes?

Válido reforçar que nessa etapa pode ser interessante ouvir os maiores responsáveis pelo desenvolvimento do negócio: os clientes. Faça uma pesquisa de satisfação ou forneça um espaço seguro para sugestões e reclamações.

Oportunidades

As oportunidades são como a soma das forças e fraquezas que vão trazer novos sistemas para a empresa. O que precisa ser implementado na empresa para que ela se desenvolva no mercado? Essas são as oportunidades.

Considere uma nova capacitação da equipe se for o caso;

Todo sistema ultrapassado pode ser atualizado;

Se a empresa cresceu, aumentou de clientes ou quer melhorar o local de atendimento, considere um novo espaço.

Ameaças

As ameaças geralmente são fatores externos que não dependem das escolhas diretas da empresa, mas sim das suas adaptações. As novas oportunidades podem trazer novos riscos e todas as possíveis perdas devem ser previamente planejadas a fim de evitá-las.

Quais estratégias a empresa deve ter em casos de investimento indevido?

Como se recuperar quando a maior fonte de renda não for viável?

Como está o negócio, os concorrentes e o mercado?

O maior exemplo de ameaça externa que o empreendedorismo enfrentou nos últimos anos foi a pandemia global de Covid-19. Aproveite a crise para entender: o que aprendemos com essa ameaça recente?

Como fazer uma análise de SWOT?

Não existem limites para a análise de SWOT. Ela pode ser desenvolvida em qualquer contexto, empresarial ou pessoal. Seja para uma pequena ou grande empresa, o maior detalhe que determina uma boa análise é um diagnóstico assertivo. Mas para produzir uma boa matriz de SWOT:

Colete informações importantes sobre o desempenho da empresa nos últimos meses. Para isso, é válido contactar seu contador e observar os relatórios recentes;

Identificar os fatores internos (forças e fraquezas);

Identifique os fatores externos (ameaças e oportunidades).

Feito isso, é possível colocar em prática as etapas de produção da matriz.

Análise swot

Análise swot

Conclusão

Está claro que um bom planejamento muda os resultados da empresa para melhor. Utilize de todas as ferramentas disponíveis para evitar que erros e prejuízos sejam frequentes na sua carreira empreendedora. Uma empresa de sucesso se conhece, estuda seus passos e, acima de tudo, se previne.

Lembre-se, que:

É muito importante que as informações sobre sua empresa sejam bem apresentadas. Para isso, escolha uma equipe que te acompanha em todas as fases.

Sua contabilidade pode ser crucial para auxiliar na tomada de decisões e faz toda diferença poder contar com seus parceiros para entender os detalhes do seu negócio. A Gomide Contabilidade possui a experiência de mercado necessária para te ajudar com seus relatórios e planejamentos. Entre em contato com nossos especialistas e escolha o melhor serviço contábil para sua empresa!

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