Blog

4 métodos para precificar produtos e serviços

22 outubro 2021

Os 4 principais métodos para precificar produtos e serviços exige algumas estratégias que são bastante utilizadas pela maioria das empresas. Além disso, levam em consideração os objetivos da empresa e o tipo de clientes. Por isso, vamos apresentar os principais tipos de precificação:

1º – Precificação baseada no custo

Neste tipo de precificação, a estratégia é definir uma percentagem que será acrescida ao custo total dos produtos de acordo com os objetivos da empresa.

2º – Precificação baseada na concorrência

Esta forma de precificação é uma das mais utilizadas atualmente. Assim, a empresa analisa os preços da concorrência no mesmo nicho de mercado para definir o seu preço de venda.

3º – Precificação baseada na demanda

Para este tipo de precificação, a empresa leva em consideração o valor percebido pelos consumidores como critério para definir o preço de venda. Isto é, busca identificar o preço que os consumidores estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços da empresa.

4º – Precificação usando Markup

Este método para precificar produtos e serviços usando o Markup é muito utilizado pelas empresas para facilitar o cálculo do preço de venda. De fato, o markup é um índice multiplicador baseado na ideia de preço margem, que consiste na adição de uma margem de lucro ao custo unitário do item.

É muito fácil de ser aplicado para diferentes tipos de negócios, bem como ajuda a estabelecer limites para a política de concessão de descontos. Além disso, para calcular o índice de markup é preciso ter disponível as seguintes informações:

1ª – Despesas fixas (DF), que são os gastos que não estão relacionados diretamente com o custo do produto. Por exemplo: despesas financeiras, administrativas, dentre outras;

2ª – Despesas variáveis (DV), que são os gastos que variam conforme a realização das vendas, tais como: impostos, fretes, comissão de vendas, dentre outros;

3ª – Margem de lucro estimada (LP), que é a parcela esperada como lucro sobre o valor unitário do produto. Dessa forma, a margem de lucro pode ser igual para todos os produtos ou determinada uma margem para cada um dos produtos da empresa.

4ª – Custo direto, que é o gasto realizado para a aquisição ou produção de um determinado produto.

Assim, a fórmula aplicada para o cálculo do markup é a seguinte: 100 / [100-(DV+DF+LP)], sendo que o número 100 representa a base percentual que está indicando o valor unitário.

Exemplo prático de cálculo do preço de venda pelo markup

Vamos apresentar o método de precificar produtos e serviços utilizando o Markup para uma empresa enquadrada no Simples Nacional.

Desse modo, temos as seguintes informações para o exemplo 1:

  • Percentual de impostos sobre o preço de venda: 10%;
  • Preço de aquisição do produto: 100,00;
  • Comissão paga por produto vendido: 2%;
  • Despesas fixas sobre o faturamento: 6%;
  • Taxa de retorno com uma margem de lucro sobre o preço de venda: 15%

Aplicando a fórmula temos:

100 / [100-(DV+DF+LP)]

100 / [100-(10+2)+6+15)]

100 / [100-(12+6+15)]

100 / [100-33]

100/67 = 1,4925

Preço de venda: 100 x 1,4925 = 149,25

Já para o exemplo 2, vamos considerar as seguintes informações:

  • Custo do produto ou serviço: 50,00;
  • DV = 10%;
  • DF = 10%
  • LP = 10%.

Aplicando a fórmula temos:

100 / [100-(10+10+10)]

100 / [100-30]

100 / 70 = 1,4826

Preço de venda = 50,00 x 1,4286 = 71,43

Gomide Contabilidade

Apresentamos informações detalhadas a respeito dos 4 principais métodos para precificar produtos e serviços. Além disso, oferecemos um passo a passo que facilita a sequência de ações no processo de precificação.

Se tiver interessado e quiser mais informações, estamos à sua disposição.

Somos uma empresa especializada na prestação de serviços contábeis. Contudo, não somos apenas uma contabilidade. Temos a missão de fazer a sua empresa crescer a partir da contabilização e multiplicação de resultados com ética.

Acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre o que temos para oferecer para a sua empresa.

Destaque em Blog